IPI

 

A cruzada do governo federal contra os produtos importados tem se espalhado para vários setores, não se restringindo ao setor automobilístico. Na quinta-feira 31, o governo anunciou o aumento, a partir de setembro, do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para motos, aparelhos de ar-condicionado e fornos micro-ondas produzidos fora do País. A alíquota do IPI subirá para 35%. Hoje, o imposto é de 20% nos aparelhos de ar-condicionado, 25% nas motos e de 30% nos micro-ondas. A medida beneficia a produção na Zona Franca de Manaus. 

 

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Justiça


Eike x Landim, 2º round

 

O empresário Eike Batista venceu uma batalha na Justiça contra seu ex-braço direito, o executivo Rodolfo Landim, que comandou a petrolífera OGX entre 2006 e 2010. Na quarta-feira 30, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro aceitou as alegações do bilionário e anulou a sentença de primeira instância que autorizava Landim a vender 5,4 milhões de ações da companhia que havia recebido como parte de pagamento e bonificações. Os papéis renderiam cerca de US$ 60 milhões a Landim, que deve recorrer.

 

 

 

 


Esportes


Fenômenos do marketing

 

O jogador Neymar não é apenas um craque do Santos Futebol Clube. Segundo a revista britânica SportsPro, ele se tornou também a figura mais cobiçada do marketing mundial. Um levantamento junto a empresas internacionais o apontou como o atleta de maior potencial de patrocínio dos próximos anos. Veja quem são os top 10 do ranking: 

 

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Empresas


Desrespeitou, pagou…

 

As empresas Gol, Ambev, Garoto, Embratel, Nokia e Marítima Seguros foram condenadas, em uma única canetada da Secretaria de Direito Econômico (SDE), a pagar uma multa de R$ 4,3 bilhões por descumprir normas de atendimento ao público, determinadas no Código Brasileiro do Consumidor. A punição conjunta, publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira 30, é a maior já aplicada no País. O prazo para o pagamento das multas é de 30 dias. Até a quarta-feira à noite, as empresas não haviam se manifestado.  

 

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Mercado


Zara supera o Santander e a Telefônica

 

A crise europeia tem virado de ponta-cabeça a vida das empresas espanholas. Um sinal claro dessa reviravolta surgiu na terça-feira 29, quando o valor de mercado da Inditex, dona da rede de vestuário Zara, superou em quase € 1 bilhão, pela primeira vez, o do banco Santander. A Telefônica também ficou para trás. Enquanto a companhia varejista de moda atingiu € 42,9 bilhões na Bolsa de Madri, a empresa de telefonia valia € 42,3 bilhões.  

 

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Números


€ 19 bilhões – é o valor do investimento global que a petrolífera espanhola Repsol fará nos próximos quatro anos, com foco na exploração do pré-sal no Brasil.  

 

R$ 1,86 bilhão - é o preço pago pela estatal chinesa State Grid pela compra de sete linhas de transmissão de energia elétrica no País, que pertenciam à espanhola ACS.

 

11,5% - foi a redução do déficit da Previdência Social em abril em relação ao mesmo mês do ano passado. A diferença entre arrecadação e despesas ficou negativa em R$ 5,3 bilhões.

 

R$ 160 milhões – é o valor desembolsado pela Ultrapar Participações, por meio da Ultracargo, para adquirir a totalidade das ações da companhia Terminal Marítimo do Maranhão S.A (TEMMAR). 

 

US$ 407 milhões – é quanto a Vale recebeu, na segunda-feira 28, pela venda de suas operações de carvão térmico na Colômbia para a CPC, unidade da Colombian Natural Resources.

 

US$ 200 milhões – é o volume de uma linha de crédito criada pelo BNDES, em parceria com o Bradesco, para financiar a venda de bens de capital fabricados no Brasil para países africanos.

 

 

 

 


Pesquisa

 

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Curtas

 

A Transpetro, subsidiária da Petrobras para o setor de transportes, multou o Estaleiro Atlântico Sul (EAS) pelo atraso de quase dois anos na entrega do petroleiro João Cândido. Ao todo, dez  embarcações foram encomendadas ao estaleiro.

 

A Oi irá adotar mais uma medida para turbinar seu caixa. Depois de se livrar do peso de uma complexa reorganização societária, a empresa iniciará no segundo semestre a venda de ativos não essenciais, como imóveis que hoje estão vazios. 

 

A Peugeot Citroën apelou aos trabalhadores de sua fábrica de Sevelnord, na França, que aceitem um congelamento de salário, cortes de empregos e de horas extras, como forma de enfrentar a crise nas vendas. Caso contrário, irá fechar as portas da unidade.  

 

 

 

 


Ciência


De volta ao mar

 

Quatro anos após um incêndio colocar fora de combate o navio Professor W. Besnard, do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), o Alpha Crucis dará continuidade às pesquisas e às empreitadas científicas brasileiras. A aquisição do navio é resultado de uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a USP. A embarcação custou R$ 11 milhões e foi apresentada no Porto de Santos, no litoral paulista, na quarta-feira 30.

 

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Entrevista


“O governo incentiva o importador fraudulento”

 

O crescimento do mercado automobilístico brasileiro nos últimos anos fez do País um oásis para os fabricantes mundiais de pneus em comparação ao cenário de crise enfrentado pelas  economias mais maduras. O que era para ser bom, tornou-se dor de cabeça. Por uma brecha na lei de tributação dos importados, o governo estaria facilitando a fraude no recolhimento de impostos, segundo o presidente da Associação Brasileira dos Importadores e Distribuidores de Pneus (Abidip), Rinaldo Siqueira Campos. Entenda por quê:

 

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Por que existe fraude na importação?

Uma regra criada pelo Ministério da Indústria e Comércio Exterior tributa o pneu importado apenas por seu peso. O correto seria calcular também pelo aro. Isso porque a fórmula equivocada faz com que os pneus importados entrem no Brasil subfaturados, com preços muito abaixo da média mundial. Além de prejudicar os fabricantes nacionais e os importadores que trabalham na legalidade, o governo acaba incentivando o importador fraudulento.

 

Existe má-fé?

Acredito que não. Já entregamos mais de 40 ofícios ao Ministério Público, à Polícia Federal e à Receita. O problema é que a liturgia da incompetência do funcionalismo público emperra qualquer tentativa de mudança.

 

Isso gera prejuízo?   

Demais. Só no ano passado, o País importou R$ 1,2 bilhão em pneus e deixou de arrecadar R$ 400 milhões com essa fraude. O País precisa abrir os olhos para esse grande absurdo.

 

 

Colaborou: Claudio Gradilone