O mês de fevereiro registrou recorde para empresas inadimplentes. O Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian revelou que 6,5 milhões de negócios entraram na lista de negativação. Por estado, São Paulo aparece como o que mais teve companhias no vermelho: mais de 2 milhões do total. O setor de Serviços encabeça o ranking com 53,8%.

O montante de dívidas totalizou o valor de R$112,9 bilhões, sendo que em média, cada empresa com o nome no vermelho tem 7 dívidas vencidas por CNPJ.

+ Demanda por crédito cai 10,2% em fevereiro, puxada por MPEs, diz Serasa

+ Mais de 70 milhões de brasileiros estão inadimplentes, aponta Serasa

 “Mesmo que existam oscilações positivas e alguns empreendedores consigam quitar suas dívidas, como aconteceu em janeiro, a melhoria contínua da inadimplência dos empreendimentos depende muito do cenário de negativação entre os consumidores”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

O recorte que mostra o segmento em que as dívidas foram contraídas revelou destaque para a categoria “Outros” – Empresas financeiras e de Terceiro Setor. Os setores de “Bancos e Cartões” e “Serviços” também concentram a maioria dos débitos a serem ressarcidos.

Depois de São Paulo encabeçando a lista, aparecem os estados de Minas Gerais, seguido pelo Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. Roraima foi o estado que registrou menor número de negócios no negativo.