Os incêndios florestais que em maio passado destruíram parte da cidade de Fort McMurray, centro da indústria petroleira do Canadá, causaram danos materiais calculados em 3,5 bilhões de dólares canadenses (US$ 2,7 bilhões), indicou nesta quinta-feira a associação nacional de seguradoras do país.

O gigantesco incêndio no oeste do país “é de longe o desastre natural mais custoso da história canadense”, afirmou o Departamento de Seguros do Canadá (BAC) em um comunicado.

“Este incêndio, e os danos que causou, é mais uma prova alarmante de que a frequência e a gravidade dos eventos climáticos extremos aumentaram no Canadá”, afirmou o presidente do BAC, Don Forgeron.

Até os incêndios de Fort McMurray, o desastre natural mais caro do país tinha sido a série de inundações monstruosas que em 2013 afetaram a província de Alberta e geraram perdas de 1,7 milhões de dólares canadenses, segundo a organização.

O fogo começou em 1º de maio nos arredores de Fort McMurray, na província de Alberta. Centenas de milhares de hectares foram destruídos, incluindo milhares de casas e empresas, e 100.000 pessoas tiveram que ser evacuadas.

sab/fr/dg/db/mvv