O câncer colorretal é o terceiro tipo mais comum da doença em todo o mundo e o segundo em número de mortes, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Aqui no Brasil, o mês de março recebe a campanha Março Azul, para a prevenção e combate a doença.

Segundo dados de uma pesquisa feita pela Universidade de Harvard e publicada na revista Nature, o câncer colorretal está entre os tipos da doença que vem atingindo um número cada vez maior de pacientes com menos de 50 anos desde a década de 1990.

+ Proteína antienvelhecimento aumenta expectativa de vida, diz estudo

A causa dessa possível “epidemia” emergente está a mudança no estilo de vida da população moderna com alterações em sua dieta, obesidade, meio ambiente e até microbioma. O estudo destaca a dieta de estilo ocidental – rica em gorduras saturadas, carne vermelha, carne processada, açúcar e alimentos ultraprocessados, mas com baixo teor de frutas, vegetais, grãos integrais e fibras -, como uma dessas mudanças.

Como prevenir

O estímulo à promoção de hábitos saudáveis, com o combate ao tabagismo, alcoolismo, obesidade, sedentarismo, consumo excessivo de carnes vermelhas e dieta pobre em fibras, que são fatores de risco relevantes para esse tipo de câncer são algumas das ações defendida pela campanha Março Azul junto com:

  • Realização de uma ampla campanha dos setores público e privado sobre o câncer de intestino, com foco nas ações preventivas, na divulgação dos direitos assistenciais dos pacientes e em alertas sobre o adequado encaminhamento dos pacientes dentro dos serviços;
  • Implementação de programas que facilitem o diagnóstico precoce do câncer de intestino por meio de exames específicos, como a pesquisa de sangue oculto nas
    fezes, a colonoscopia e a eventual retirada por endoscopia de lesões pré-malignas;
  • Fortalecimento da rede de atenção aos pacientes com doenças crônicas, permitindo àqueles com diagnóstico confirmado o acesso a leitos, equipamentos, exames,
    medicamentos, insumos e profissionais qualificados para atendê-los em suas necessidades.

Sintomas

Segundo a American Cancer Society, o câncer colorretal pode não apresentar qualquer manifestação clínica, mas, se ocorrer, pode causar um ou mais dos seguintes sintomas:

  • Diarreia ou constipação.
  • Sensação de que o intestino não é completamente esvaziado.
  • Presença de sangue nas fezes.
  • Dor abdominal tipo cólica, sensação de inchaço abdominal.
  • Cansaço e fadiga.
  • Perda de peso sem um motivo específico.