Entrada para a maioria dos carregadores dos celulares nos Estados Unidos, Europa e Brasil, a Índia pode adotar a entrada USB-C como padrão para os celulares comercializados no país. Caso isso ocorra, a Apple pode ser a grande prejudicada, já que utiliza a entrada proprietária tipo Lightning

Segundo o site Counterpoint, a Apple lidera as vendas no segmento premium de celulares no país e a adoção do USB-C forçaria a fabricante dos iPhones a realizar um investimento para realizar a troca dos cabos. 

+Emerson Fittipaldi se candidata ao Senado italiano

Um representante do governo disse à Agência Estatal de notícias indiana que se as companhias podem fazer essa mudança nos mercados norte-americano e europeu, também podem fazer na Índia. 

Essa é uma tendência que pode tomar conta do mundo. No mês de junho, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu uma consulta para padronizar todos os carregadores de celulares do Brasil. Ela vai até o dia 26 de agosto. 

Além disso, o parlamento europeu e uma comissão de parlamentares dos Estados Unidos já apresentaram propostas no mesmo sentido. O argumento é diminuir o lixo eletrônico no mundo e acabar com os custos desnecessários dos clientes.