O indicado para ser o próximo secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou, em audiência no Senado, que “não vejo necessidade dos EUA ter uma moeda digital” oficial, ou o dólar digital, devido à forte reputação e poder de compra da divisa americana em termos internacionais.

Ele apontou que uma pessoa que possui dólares “têm condições de comprar diversos ativos” financeiros pelo mundo. Bessent destacou que a moeda digital é uma alternativa para países, como a China, que têm dificuldades para ter acesso a ativos diversificados para investimentos.

Reforma tributária

Scott Bessent afirmou, ainda, na audiência, que “será devastador, sobretudo a pequenas empresas”, se a reforma tributária aprovada em 2017 pelo Congresso não for estendida pelo Poder Legislativo em breve.

Bessent também destacou que ao final da administração Trump no começo de 2021 o Irã exportava cerca de 100 mil barris de petróleo por dia, mas atualmente está vendendo perto de 1,7 milhão de barris por dia. “Sanções ao Irã empobrecerão governo do país, mas ajudarão a elevar produção de petróleo nos EUA.”