11/11/2021 - 8:14
Ainda que a importância e os benefícios de se compor um time diverso pareça estar na ponta da língua dos executivos de Recursos Humanos da maioria das empresas no Brasil, a prática ainda está descolada do discurso. Um exemplo é a participação de executivos negros no Conselho de Administração que caiu de 6,6% no Índice de Equidade Racial Empresarial (IERE) do ano passado para 4,1% no IERE-2021. Estes e outros dados sobre a inclusão étnico-racial serão apresentados durante o “Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial — Jornadas da Diversidade 2021” que acontece nos próximos dias 17 e 18 de novembro em São Paulo, com transmissão on-line.
+ Indicador Antecedente de Emprego tem leve alta em outubro e acende alerta, diz FGV
Quem ainda não conhece o Índice, precisa conhecer. O estudo apresenta o diagnóstico do mercado de trabalho, avalia a postura e as ações afirmativas de empresas. Além dos dados sobre a participação no Conselho, antecipado neste artigo, o documento traz um retrato sobre os níveis de desocupação, subutilização da mão de obra, educação e tantos outros capazes de ajudar empresas a planejar estratégias para atração, seleção e retenção dos talentos.
Junto à divulgação do IERE, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial anunciará as Empresas Destaques do Índice, reconhecendo aquelas que são comprometidas com a causa étnico-racial de acordo com os seguintes pilares: recenseamento empresarial; conscientização; recrutamento; capacitação; ascensão; publicidade e engajamento. “Realizar um evento como este há dez anos era improvável. Vivemos um momento histórico em que o debate da inclusão está amadurecendo”, afirmou Raphael Vicente, coordenador da Iniciativa.
Os avanços da última década, porém, estão sofrendo um duro golpe. O alerta é do professor Valdir Martins, diretor-executivo da Iniciativa. “As minorias estão sendo atacadas neste governo. Se antes o racismo era velado, agora ficou escancarado”, disse. Justamente por isso, a programação do Fórum ganha uma dimensão ainda mais importante. Mesas redondas trarão não só executivos de Recursos Humanos para o debate, mas também políticos, diplomatas, CEOs, além de investidores com uma agenda ampla e orientada a contribuir para tomadas de decisões do C-Level.
A programação completa está disponível no site da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial.