O DataZAP e a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), anunciaram nesta terça, 30, a ampliação do Índice FipeZAP com a inclusão de seis novas capitais brasileiras no índice de venda de imóveis e de 11 novas cidades na pesquisa de aluguel.

Com a ampliação, o número de cidades atendidas pelo índice que mede o preço dos imóveis subiu para 56 na venda e para 36 na locação.

As novas capitais incluídas no índice de venda são: Aracaju (SE), Belém (PA), Cuiabá (MT), Natal (RN), São Luís (MA) e Teresina (PI). Além dessas, o índice de locação contará com a inclusão das cidades de Campo Grande (MS), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM) e Vitória (ES).

“A expansão do Índice é um reflexo da capilaridade dos portais imobiliários do Grupo OLX, abrangendo 90% do território nacional. A inclusão das novas cidades garante uma amostra mais completa e atualizada, oferecendo análises mais precisas das tendências de preços para investidores e consumidores, não só de cada uma delas, mas também de todo o país. A localização é crucial no estudo do preço dos imóveis, pois características regionais influenciam diretamente o valor de mercado”, destaca Coriolano Lacerda, gerente de Pesquisa e Inteligência de Mercado do DataZAP.

Com as novas cidades, serão 22 capitais mapeadas pelo FipeZap. Boa Vista (RR), Macapá (AP), Palmas (TO), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC) seguem fora do levantamento.

Companhia também lançou índice de lançamentos

Na última quarta-feira, 24, a DataZap anunciou o lançamento do Índice de Lançamentos Imobiliários (ILI). Com ele, além de levar em conta os anúncios de apartamentos na plataforma, a empresa também vai contar com levantamento dos novos empreendimentos a serem lançados em 11 regiões estratégicas do país.

Em sua primeira edição, o ILI mostra um avanço significativo nos preços dos lançamentos imobiliários no segundo trimestre de 2024 (1,78%), superando o crescimento do INCC da FGV, que foi de 1,57%.