28/05/2010 - 5:46
O mercado de equipamentos para hospitais no Brasil, estimado em quase R$ 8 bilhões, está em expansão. Depois de um crescimento de 6% no ano passado, na comparação com 2008, deve aumentar mais 10% em 2010, segundo estimativas da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo).
O potencial está chamando a atenção dos concorrentes estrangeiros. O grande desafio hoje das empresas nacionais do setor, destaca o presidente da Abimo, Franco Pallamola, é aumentar a inovação para competir com as companhias do exterior, que estão pressionando cada vez mais o mercado. Os números da balança comercial do setor mostram o cenário: no ano passado, as importações somaram pouco mais de US$ 500 milhões, mas as importações ultrapassaram US$ 2,7 bilhões.
Para os fabricantes, além da inovação, outro ponto importante é modificar o estilo de negociação. ?Precisamos aprender a ser mais agressivos?, aponta Sammy Roger Ewald, diretor-geral da KTK, que fabrica equipamentos de anestesia. Nessa questão, diz Ewald, os chineses podem servir de exemplo.
Indústria brasileira de equipamentos hospitalares precisa investir em inovação para conter o avanço estrangeiro e reduzir o déficit da balança comercial do setor.