Uma pesquisa publicada pela revista Nature mostrou que a variante Ômicron oferece uma resposta fraca do sistema imunológico em comparação a outras versões do vírus.

Conduzida pela Gladstone Institute e pela UC San Francisco, o estudo utilizou camundongos infectados com amostras do vírus e os resultados obtidos mostraram uma resposta fraca entre os não vacinados, como se a infecção pela Ômicron fosse equivalente a quem tomasse apenas uma dose de vacina.

+ Varíola dos macacos: CDC dos Estados Unidos investiga casos no Reino Unido

Já entre as cobaias com vacinação completa a resposta imunológica foi maior, se unindo a proteção oferecida pela vacina.

Como a variante Ômicron tem sintomas muitos mais leves que a variante Delta, por exemplo, surgiu uma tese de que ela poderia servir como um tipo de vacina natural para quem não quisesse tomar as vacinas disponíveis no momento para a Covid.

Mas a pesquisa mostrou justamente o contrário, a vacina continua sendo o método mais eficiente. A exposição a uma infecção pela Ômicron entre não vacinados, não traz nenhum benefício e ainda colabora para a disseminação da doença e para o surgimento de novas variantes