Levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que joias e bijuterias (24,1%), chocolate (22%) e hospedagem (11,3%) são os produtos e serviços que devem puxar a inflação do Dia dos Namorados pra cima na comparação com 2024.

Por outro lado, bebidas alcoólicas (-0,3%), aparelhos telefônicos (-0,4%) e flores (-0,6%) tendem a apresentar ligeira queda em relação aos preços praticados na mesma data de 2024.

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Apesar da média dos itens mais consumidos da data ter ficado 6,3% acima do que em 2024 e da inflação acumulada de 5,4% registrada pelo IPCA, o setor de comércio está confiante de que o volume de vendas deverá totalizar R$ 2,75 bilhões, descontada a inflação. Essa alta deve significar um avanço de 3,2% em relação ao ano passado.

Confira a variação de preço entre os itens mais comprados na data

Itens2019202020212022202320242025*
Joias e bijuterias3,49,719,75,53,80,324,1
Chocolates-0,3-1,77,89,59,83,322
Hospedagem3,6-3,8-4,319,814,19,111,3
Casa noturna0,85,2-1,4-3,30,82,59,4
Alimentação fora do domicílio3,74,66,677,14,77,9
Perfume2,8-3,911,56,817,246,9
Total Cesta2,52,3510,58,43,46,3
Livro4,87,6-1,91111,812,75,7
IPCA3,81,98,111,93,44,15,4
Roupa masculina0,813,320,111,33,35,2
Pacote turístico4,22,95,922,19,8-4,54,1
Relógio de pulso4,9-4,812,691,21,33,8
Artigos de maquiagem-3,62,2-4,817,710,643,7
Roupa feminina-0,2-1,90,6169,31,93,6
Sapato masculino0,8-1,62,615,4172,33,5
Sapato feminino-2,7-0,5-0,316,814,82,83,4
Produto para pele-0,74,44,212,311,47,63,4
Cinema, teatro e concertos8,91,9-0,810,2-0,55,62,2
Tênis0-1,4617,111,850,7
Bolsa-4,5-0,93,215,67,60,50,1
Bebidas alcoólicas2,92,613,311,35,413,1-0,3
Aparelho telefônico-2,4-0,541,5-3,6-9-0,4
Flores naturais3,7-0,416,323,8-0,9-0,9-0,6

Esse otimismo se justifica pelo notório dinamismo do mercado de trabalho. No primeiro trimestre de 2025, a taxa de desocupação alcançou o piso histórico, equivalente a 7% da força de trabalho. Esse movimento, associado ao avanço de 4% no rendimento real do trabalho ante o mesmo período do ano passado, produziu um aumento real de 6,9% na massa real de investimentos, conforme atesta o indicador da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).

Carro-chefe das vendas associadas ao Dia dos Namorados, o segmento de vestuário, calçados e acessórios deverá movimentar R$ 1,077 bilhão, o equivalente a 40% do total. Em relação ao ano passado esse ramo do varejo tende a apresentar avanço de 1,3%.

O segmento de utilidades domésticas e eletroeletrônicos deve responder por fatia relevante das vendas totais (R$ 806 milhões ou 29% do total), devendo acusar variação de 1,1% no comparativo anual. Em seguida, as vendas de itens de farmácias, perfumarias e cosméticos tendem a avançar 6,6%, mas devem responder por quase 12% de toda a movimentação financeira esperada.