10/06/2025 - 7:30
Levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que joias e bijuterias (24,1%), chocolate (22%) e hospedagem (11,3%) são os produtos e serviços que devem puxar a inflação do Dia dos Namorados pra cima na comparação com 2024.
Por outro lado, bebidas alcoólicas (-0,3%), aparelhos telefônicos (-0,4%) e flores (-0,6%) tendem a apresentar ligeira queda em relação aos preços praticados na mesma data de 2024.
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Apesar da média dos itens mais consumidos da data ter ficado 6,3% acima do que em 2024 e da inflação acumulada de 5,4% registrada pelo IPCA, o setor de comércio está confiante de que o volume de vendas deverá totalizar R$ 2,75 bilhões, descontada a inflação. Essa alta deve significar um avanço de 3,2% em relação ao ano passado.
Confira a variação de preço entre os itens mais comprados na data
Itens | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 | 2025* |
Joias e bijuterias | 3,4 | 9,7 | 19,7 | 5,5 | 3,8 | 0,3 | 24,1 |
Chocolates | -0,3 | -1,7 | 7,8 | 9,5 | 9,8 | 3,3 | 22 |
Hospedagem | 3,6 | -3,8 | -4,3 | 19,8 | 14,1 | 9,1 | 11,3 |
Casa noturna | 0,8 | 5,2 | -1,4 | -3,3 | 0,8 | 2,5 | 9,4 |
Alimentação fora do domicílio | 3,7 | 4,6 | 6,6 | 7 | 7,1 | 4,7 | 7,9 |
Perfume | 2,8 | -3,9 | 11,5 | 6,8 | 17,2 | 4 | 6,9 |
Total Cesta | 2,5 | 2,3 | 5 | 10,5 | 8,4 | 3,4 | 6,3 |
Livro | 4,8 | 7,6 | -1,9 | 11 | 11,8 | 12,7 | 5,7 |
IPCA | 3,8 | 1,9 | 8,1 | 11,9 | 3,4 | 4,1 | 5,4 |
Roupa masculina | 0,8 | 1 | 3,3 | 20,1 | 11,3 | 3,3 | 5,2 |
Pacote turístico | 4,2 | 2,9 | 5,9 | 22,1 | 9,8 | -4,5 | 4,1 |
Relógio de pulso | 4,9 | -4,8 | 12,6 | 9 | 1,2 | 1,3 | 3,8 |
Artigos de maquiagem | -3,6 | 2,2 | -4,8 | 17,7 | 10,6 | 4 | 3,7 |
Roupa feminina | -0,2 | -1,9 | 0,6 | 16 | 9,3 | 1,9 | 3,6 |
Sapato masculino | 0,8 | -1,6 | 2,6 | 15,4 | 17 | 2,3 | 3,5 |
Sapato feminino | -2,7 | -0,5 | -0,3 | 16,8 | 14,8 | 2,8 | 3,4 |
Produto para pele | -0,7 | 4,4 | 4,2 | 12,3 | 11,4 | 7,6 | 3,4 |
Cinema, teatro e concertos | 8,9 | 1,9 | -0,8 | 10,2 | -0,5 | 5,6 | 2,2 |
Tênis | 0 | -1,4 | 6 | 17,1 | 11,8 | 5 | 0,7 |
Bolsa | -4,5 | -0,9 | 3,2 | 15,6 | 7,6 | 0,5 | 0,1 |
Bebidas alcoólicas | 2,9 | 2,6 | 13,3 | 11,3 | 5,4 | 13,1 | -0,3 |
Aparelho telefônico | -2,4 | -0,5 | 4 | 1,5 | -3,6 | -9 | -0,4 |
Flores naturais | 3,7 | -0,4 | 16,3 | 23,8 | -0,9 | -0,9 | -0,6 |
Esse otimismo se justifica pelo notório dinamismo do mercado de trabalho. No primeiro trimestre de 2025, a taxa de desocupação alcançou o piso histórico, equivalente a 7% da força de trabalho. Esse movimento, associado ao avanço de 4% no rendimento real do trabalho ante o mesmo período do ano passado, produziu um aumento real de 6,9% na massa real de investimentos, conforme atesta o indicador da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).
Carro-chefe das vendas associadas ao Dia dos Namorados, o segmento de vestuário, calçados e acessórios deverá movimentar R$ 1,077 bilhão, o equivalente a 40% do total. Em relação ao ano passado esse ramo do varejo tende a apresentar avanço de 1,3%.
O segmento de utilidades domésticas e eletroeletrônicos deve responder por fatia relevante das vendas totais (R$ 806 milhões ou 29% do total), devendo acusar variação de 1,1% no comparativo anual. Em seguida, as vendas de itens de farmácias, perfumarias e cosméticos tendem a avançar 6,6%, mas devem responder por quase 12% de toda a movimentação financeira esperada.