O Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), registrou inflação de 1,20% em dezembro, resultado influenciado pela alta no setor de alimentos (1,50%). No acumulado do ano, no entanto, o índice terminou com alta de 1,02%, acima do que a APAS estimava – inflação de 0,85% no ano.

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Dentro do segmento de alimentos, os produtos in natura apresentaram a maior inflação no mês (6,33%), seguidos por bebidas não alcoólicas (1,52%), produtos semielaborados (0,89%), industrializados (0,80%) e bebidas alcoólicas (0,74%). Por outro lado, houve deflação mensal nos artigos de limpeza (-0,44%) e artigos de higiene e beleza (-0,21%).

“O resultado do IPS de dezembro acelerou quando comparado ao mês de novembro (0,74%) e com relação a dezembro de 2022 (1,0%). No acumulado do ano, no entanto, o índice terminou com alta de 1,02%, marginalmente acima do que a APAS estimava – inflação de 0,85% no ano, o que significaria o menor patamar desde 2017”, comenta o economista chefe da Apas, Felipe Queiróz.

Para este ano, a entidade projeta que a inflação nos supermercados acelere e encerre o ano em 4,5%. A perspectiva projetada pela associação considera os fatores provenientes do cenário externo e das alterações climáticas sobre o comportamento dos preços.

Fonte: APAS

Semielaborados

A categoria de produtos semielaborados apresentou em dezembro a terceira alta consecutiva (0,89%), embora em magnitude menor do que a observada em novembro. O resultado é fruto da forte expansão nos preços dos cereais (8,39%) e aves (4,14%), uma vez que as demais categorias apresentaram deflação no mês. Embora o último trimestre de 2023 tenha apresentado inflação dos produtos semielaborados, no ano houve deflação de 5,90%, resultado que reflete nas cestas de consumo das famílias.

O preço da carne suína teve queda, com deflação em dezembro de 0,34%. No ano de 2023, a baixa nos preços da carne suína foi de 6,57%. Na contramão, as aves apresentaram inflação no mês de dezembro em função principalmente das compras da ceia de final de ano. O crescimento no preço (4,14%) decorreu em função da alta do preço do quilo do frango (3,88%) e do preço do peru (11,45%). No entanto, no ano, o preço as aves também apresentaram deflação de 6,95%.

Dezembro também por marcado pela inflação na subcategoria de cereais (8,39%), com todos os produtos que a compõe acompanhando a mesma tendência. No ano, a inflação foi elevada nessa subcategoria (10,44%), fruto da alta expansão no preço do arroz (26,08%). Por outro lado, a grande safra de feijão contribuiu para que o produto apresentasse forte deflação durante o ano passado, que ficou em -14,41%.

Industrializados

A categoria de produtos industrializados apresentou inflação de 0,80% em dezembro, o que contribuiu para que a acumulada em 2023 fosse de 1,35%. No mês, houve inflação em todas as subcategorias que compõem os produtos industrializados. As principais altas foram nos doces (1,14%), panificados (1,91%) e derivados da carne (0,41%). No acumulado do ano, houve sinais mistos com subcategorias apresentando inflação e outras apresentando deflação.

Os resultados dos produtos industrializados foram influenciados principalmente pelos aumentos nos custos de insumos produtivos derivados do trigo, tendo em vista que uma parte significativa é importada pelo Brasil.

Em termos individuais – sem considerar o peso que tem para o indicador – o preço do azeite de oliva chamou a atenção pelo seu crescimento significativo no ano de 2023: 42,65%.

Os pescados apresentaram deflação no mês de dezembro (-0,29%), mas inflação de 0,29% no ano.

“O preço da merluza foi a única a apresentar deflação no último mês de 2023 e, devido ao seu peso na pesquisa, fez com que o mês apresentasse a redução de preços”, explica Queiróz.

Produtos In natura

Os produtos in natura tiveram inflação de 6,33% no mês de dezembro; no ano, o crescimento nos preços foi de 10,32%. O resultado mensal foi fortemente influenciado pela inflação dos tubérculos (16,23%) e legumes (7,22%); já na avaliação anual, frutas (10,61%), legumes (13,23%) e verduras (26,40%) se destacam como vetores de crescimento dos preços.

Dentro da subcategoria das frutas, a maior contribuição para a inflação mensal veio do aumento de 15,03% na laranja e banana (2,15%); para a inflação anual, laranja (23,97%), maçã (6,14%) e frutas da época (13,36%).

Já na subcategoria dos legumes, a inflação mensal foi influenciada pelo aumento do preço do tomate (8,19%), abobrinha (10,99%) e mandioquinha (6,24%); A cenoura (47,95%) e abobrinha (46,56%) são as principais contribuições para a inflação anual.

Quando analisado os tubérculos, a inflação mensal ocorreu em todos os produtos exceto no alho, que apresentou deflação de 0,25%. O destaque de alta foi a batata, que teve aumento de 36,29%. A avaliação anual também infere que a batata teve a principal contribuição para a inflação da subcategoria, com aumento de 13,15%.

A inflação mensal das verduras foi impactada principalmente pelo crescimento nos preços da alface (1,73%), do coentro (2,47%) e da salsa/cebolinha (0,16%). Na análise anual, todas as verduras apresentaram aumento nos preços, sendo que a alface (26,68%), coentro (26,87%) e couve (30,61%).

Bebidas

Ambas subcategorias de bebidas apresentaram inflação no mês de dezembro – bebidas não alcoólicas (1,52%) e bebidas alcoólicas (0,74%) – muito influenciada pelas festividades do final de ano. O mesmo movimento inflacionário foi observado nas duas subcategorias na comparação anual.

Dentro das bebidas não alcoólicas, no mês de dezembro, todos os produtos apresentaram inflação, exceto as bebidas à base de soja, que tiveram deflação de 0,13%. O destaque foi a inflação de 1,86% nos refrigerantes. Na comparação anual, todas as categorias apresentaram elevação de preços em 2023, novamente com destaque para os refrigerantes (6,06%) e pó para refresco (5,36%).

Já a inflação apresentada pelas bebidas alcoólicas em dezembro foi fortemente influenciada pelo crescimento de 1,0% nos preços das cervejas; na comparação anual, os preços das cervejas (7,85%) e do vinho (2,73%) foram os principais vetores de expansão.

Artigos de limpeza e produtos de higiene e beleza

Os artigos de limpeza e produtos de higiene e beleza apresentaram deflação mensal de 0,44% e 0,21%, respectivamente. Sabão em pó foi a maior contribuição para a redução de preços mensal dos artigos de limpeza, com queda de 1,83%. Já a deflação dos artigos de higiene e beleza decorreu da queda de 0,54% no preço dos sabonetes, 1,47% nas fraldas descartáveis e 0,17% nos desodorantes.

Na avaliação anual, os artigos de limpeza também apresentaram deflação (-0,37%), muito influenciada pela queda de 6,58% no sabão em pó. Por outro lado, os artigos de higiene e beleza apresentaram inflação anual de 3,93%, tendo como principais vetores o aumento de 5,56% no preço do papel higiênico, 2,45% na fralda descartável e 1,57% no sabonete.