O governo federal abriu edital para concurso do Programa Mais Médicos com com 5.970 vagas distribuídas em 1.994 municípios em todas as regiões do Brasil. O maior número está no Sudeste, com 1.787 vagas. As inscrições começam nesta sexta-feira (26).

Para se inscrever, basta que o profissional acesse o Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) até 31 de maio, por esse endereço eletrônico. Após a validação da inscrição, de 01 a 05 de junho, os candidatos poderão indicar até dois locais de atuação da sua preferência.

+ Mais Médicos tem 99% de adesão de cidades contempladas em edital

+ Edital do Mais Médicos abre 6,2 mil vagas em mais de 2 mil municípios

Além dos médicos brasileiros registrados no Brasil que terão prioridade na seleção, também poderão participar brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS) em vagas não ocupadas por médicos com registro no país.

Os profissionais também passarão a receber incentivos, proporcional ao valor da bolsa, pela permanência no programa e para atuarem em regiões de vulnerabilidade. Os médicos alocados nessas regiões, ao permanecerem por 48 meses no programa, poderão receber incentivo de R$ 120 mil – equivalente a 20% do total recebido no período. Para atrair médicos formados com auxílio do Financiamento Estudantil (FIES), esses profissionais, de acordo com critérios de localidade, tempo de atuação e valor da dívida, poderão receber até R$ 475 mil de incentivos.

Além da oportunidade de qualificação, todos os participantes poderão receber incentivos pela permanência no programa e, aqueles que forem alocados em regiões de extrema pobreza e vulnerabilidade, de acordo com a oferta do edital, recebem um percentual maior.