Beneficiários do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) impactados por descontos indevidos poderão receber atendimento presencial em agências dos Correios a partir do dia 30 de maio.

+Fraude no INSS: quais os canais e locais para aposentados pedirem reembolso?

+PlatôBR: As dificuldades do PT para apoiar o fim dos descontos nos pagamentos do INSS

A parceria entre os Correios e o INSS busca oferecer uma alternativa para pessoas com dificuldades para solicitar ressarcimento através do telefone e dos canais digitais. Segundo os dados apresentados pelo ministério, o serviço ficará disponível em 4,7 mil agências espalhadas por todo o país.

“Não precisa de correria. Vamos fazer as coisas com calma. Não há um tempo determinado para que a pessoa busque o ressarcimento. A qualquer tempo, ela vai ter a liberdade de fazer. Se quiser deixar passar o primeiro mês, no mês seguinte, o tratamento será o mesmo e o ressarcimento será garantido”, disse o ministro da Previdência, Wolney Queiroz.

Quantas pessoas já foram atendidas?

O presidente do INSS, Gilberto Waller, afirmou que mais de 11 milhões de brasileiros fizeram consulta aos canais do governo para saber se tiveram descontos ou não.

Segundo os dados atualizados na manhã desta quinta-feira, 1,9 milhão identificaram descontos em seus benefícios e responderam à pergunta feita pelo INSS sobre se essa dedução foi autorizada ou não. Deste total, 1,87 milhão afirmaram que não deram aval ao desconto.

O ministério estima que 2 milhões de pessoas preferem o atendimento presencial.

Como ter atendimento presencial

Para ser atendido, será necessário apenas levar aos Correios um documento de identificação oficial com foto. Pessoas com dificuldade de locomoção poderão fazer o pedido através de um representante com procuração devidamente assinada e autenticada.

As agências do INSS não oferecerão o serviço por ora. O ministro comentou no entanto o desejo de que, em um segundo momento, unidades móveis do INSS façam uma busca ativa por beneficiários prejudicados.

Outras opções de atendimento

Para evitar o atendimento presencial, é possível utilizar o aplicativo do INSS (disponível para download tanto nos sistemas Android como iOS).

Outra opção é buscar o atendimento telefônico através do número 135.

Quem já realizou o procedimento através de um destes canais não precisa ir presencialmente a uma agência.

Cuidado com golpes

O INSS reforça que não está enviando mensagens de texto, e-mails ou fazendo ligações para tratar sobre esse assunto.

Todo o contato oficial será feito pelo aplicativo Meu INSS ou pela Central 135. Quem preferir, pode acessar o app e ativar as notificações no celular para receber os avisos automaticamente.

Entenda a fraude no INSS

Segundo a apuração da PF, entidades participariam de um esquema que descontava mensalidades dos benefícios pagos pelo INSS. Os valores eram subtraídos sem o conhecimento de aposentados e pensionistas, ou de forma que eles pensassem se tratar de descontos obrigatórios.

Como os valores eram pequenos, em muitos casos, as vítimas não perceberam os abatimentos em seus benefícios pagos pelo INSS. Mas, somados, os valores apropriados por essas associações somam R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024, a maior parte retido indevidamente.

[*com informações do Estadão Conteúdo]