O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou nesta segunda-feira, 26, o pagamento da segunda parcela do 13º salário de 2025. Cerca de 34,2 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS serão contemplados.

Com a previsão de injetar R$ 73,3 bilhões na economia, a antecipação do décimo terceiro do INSS foi programada para ser paga em duas parcelas, a primeira foi paga de 24 de abril a 8 de maio.

Como saber a data de pagamento?

O calendário leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. Por exemplo, no cartão 999.999.993-9, o número que define o pagamento é o 3.

O calendário é dividido em dois grupos: para quem recebe até um salário-mínimo e outro para quem ganha acima do piso nacional.

+ Fraude no INSS: reembolso de descontos indevidos começa hoje; veja calendário
+ Veja lista de agências dos Correios que atenderão vítimas de fraude no INSS 

Calendário de pagamento da 2ª parcela do 13º salário do INSS:

Cronograma de pagamento da segunda parcela do 13º antecipado do INSS
Cronograma de pagamento da segunda parcela do 13º antecipado do INSS (Crédito:Divulgação/Governo Federal)

Confira o passo a passo de como conferir o pagamento do INSS:

Site

  • Acesse o site ou aplicativo Meu INSS;
  • Faça login com CPF e senha;
  • No menu, selecione Extrato de Contribuição;
  • Clique em Baixar PDF para obter o documento do INSS.

Telefone

  • Para quem não tem acesso à internet, basta ligar para a Central 135;
  • Depois, informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais para a atendente, de forma a evitar fraudes;
  • O atendimento ocorre  de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Quem não recebe?

Não recebem 13º salário pessoas contempladas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência, desde que comprovem baixa renda, e beneficiários de Renda Mensal Vitalícia.

O INSS alerta que não há previsão de pagamento de “14º salário” no final do ano, como circula em redes sociais e plataformas de vídeo e mensagem. Essas informações não são verdadeiras.