O governo federal começa nesta sexta-feira, 24, o pagamento da segunda parcela da antecipação do 13º salário aos aposentados, pensionistas e titulares de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Até 7 de junho, mais de 33,6 milhões de segurados receberão o dinheiro, que será pago conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).

De acordo com o calendário oficial, recebem primeiro os segurados com benefício com dígito final 1 e que recebem até um salário mínimo vigente (R$1.412). Quem recebe mais que o mínimo começa a receber em 3 de junho.

Segundo o governo, devido aos desastres naturais ocorridos no Rio Grande do Sul, os pagamentos aos segurados que recebem benefícios assistenciais e previdenciários que seriam creditados de 24 de maio a 7 de junho também serão realizados no primeiro dia do calendário de pagamentos enquanto durar a calamidade pública.

Confira os calendários:

O extrato com os valores e as datas de pagamento do décimo terceiro está disponível desde abril. A consulta pode ser feita tanto pelo aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets, como pelo site do INSS.

Quem não tiver acesso à internet pode consultar a liberação do décimo terceiro pelo telefone 135. Nesse caso, é necessário informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e confirmar alguns dados ao atendente antes de fazer a consulta. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

* Com informações da Agência Brasil