20/08/2025 - 6:30
Mais de 3 milhões de beneficiários do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) precisam atualizar sua Prova de Vida, ou seja, a comprovação de que ainda está vivo e pode continuar a receber o benefício previdenciário.
Segundo a Previdência Social, mais de 30,5 milhões de pessoas, ou 90%, estão com a Prova de Vida validada em dia. É exigida a Prova de Vida para se evitar fraudes e pagamentos indevidos e, por isso, ocorre periodicamente.
Boa parte da verificação é realizada pelo cruzamento de dados oficiais do Governo Federal. Com isso, a grande maioria não precisa ir ao banco ou acessar o Meu INSS para manter o benefício ativo.
Para saber se algum beneficiário precisa realizar a Prova de Vida, há duas opções:
- Pelo Meu INSS: acesse o site ou aplicativo, faça login com CPF e senha e procure o serviço “Prova de Vida”. Se aparecer a data da última atualização, está tudo certo.
- Pelo telefone 135: serviço disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Caso apareça a mensagem “Comprovação de vida não realizada”, será preciso regularizar a situação.
Passo a passo para regularizar a Prova de Vida
Acesse o site ou aplicativo Meu INSS, faça login e siga as instruções para o reconhecimento facial, se solicitado;
Em alguns bancos, é possível realizar a Prova de Vida online, com os recursos digitais do internet banking;
Também é possível comparecer presencialmente à agência bancária para fazer o procedimento.
Para evitar golpes, o INSS orienta:
- O INSS não liga pedindo a realização da Prova de Vida;
- O INSS não envia mensagens por WhatsApp, SMS ou aplicativos, ameaçando bloqueio imediato do benefício;
- O INSS não manda servidores a sua casa para recolher documentos ou realizar o procedimento.
- Desconfie de qualquer contato fora dos canais oficiais.
- Nunca informe dados pessoais, senhas ou documentos por telefone, mensagem ou para desconhecidos.
- Em caso de dúvida, use sempre o telefone 135 ou consulte o site/aplicativo Meu INSS. Fique alerta, siga as orientações oficiais e proteja seu benefício.