24/10/2025 - 14:26
O INSS informou que notificou 4 milhões de beneficiários que precisam realizar a Prova de Vida.
A notificação foi enviada pelo extrato do banco responsável pelo pagamento do benefício. Quem recebeu o aviso tem 30 dias a partir da data do aviso para realizar a Prova de Vida e evitar o bloqueio do pagamento.
Segundo o INSS, a notificação foi enviada somente para os beneficiários cuja comprovação de vida não pôde ser feita de forma automática pelo sistema.
Como fazer a Prova de Vida
- Acesse o site ou aplicativo Meu INSS, faça login e siga as instruções para o reconhecimento facial, se for pedido
- Em alguns bancos, é possível realizar a Prova de Vida online, diretamente pelo aplicativo ou site do banco
- Se preferir, o beneficiário também pode comparecer presencialmente à agência bancária responsável pelo pagamento e apresentar um documento oficial com foto
Cuidado com golpes!
O INSS alerta que não realiza contatos diretos para solicitar a Prova de Vida. Nenhum servidor do Instituto entra em contato por telefone, aplicativo de mensagens, SMS ou e-mail para pedir que o procedimento seja feito ou para ameaçar bloqueio do benefício. Além disso, o INSS não envia servidores para a casa dos beneficiários para recolher documentos ou realizar a Prova de Vida.
Por isso, jamais compartilhe dados pessoais, senhas e documentos por telefone, mensagem ou com pessoas desconhecidas.
O INSS atende também pelo telefone 135, serviço disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Prova de Vida não exige mais deslocamento físico
A Prova de Vida é a confirmação de que o beneficiário está vivo e tem direito de continuar recebendo o benefício previdenciário. O procedimento é fundamental para prevenir fraudes. O procedimento é uma exigência para o pagamento de benefícios de longa duração, como aposentadorias, pensões e o auxílio por incapacidade temporária com duração superior a um ano.
Atualmente, a comprovação de vida dos beneficiários é feita de forma segura e automática, por meio do cruzamento de dados oficiais do Governo Federal. Com o novo sistema, mais de 30 milhões de pessoas já estão com a Prova de Vida válida. Isso representa 80% dos beneficiários.
A simplificação do processo eliminou filas e deslocamentos desnecessários, mas em alguns casos o INSS não consegue confirmar a Prova de Vida sozinho. Quando isso acontece, o próprio beneficiário deve realizar o procedimento, que pode ser feito pelo Meu INSS, pelo aplicativo ou site do banco, ou indo à agência bancária pessoalmente, se preferir.
