O Instagram completou 12 anos de funcionamento na quinta-feira (6). Conhecido por ser o “aplicativo das fotos”, a rede social passou por várias mudanças ao longo do período.

Uma das curiosidades sobre o app envolve seus criadores. O Instagram foi criado por Kevin Systron e Mike Krieger, este último um engenheiro de software brasileiro! Com o nome de Burbn, a criação tinha como objetivo que os usuários compartilhassem sua localização através de fotos do local onde ele estava.

+ iPhone 14: começa a pré-venda pelo site da Apple no Brasil

Outra característica que fez a rede social ser muito “desejada” no início de sua trajetória, é que ela era restrita aos smartphones com sistema iOS, ou seja, o iPhone. Somente em 2012 é a versão para Android foi disponibilizada. Neste mesmo ano, o Instagram foi adquirido pelo Facebook, hoje Meta, numa transação de cerca de US$ 1 bilhão.

A rede social só passou a aceitar vídeos em 2013, e em 2016 lançou os Stories, função existente até hoje e que foi baseada na época no funcionamento do Snapchat, sensação naquele momento. Em 2018, outra novidade: o IGTV, tornando os vídeos cada vez mais importantes para a plataforma.

Seguindo a receita de adaptar as funções que estão dando certo em seus concorrentes, em 2020 foi lançado o Reels, que permite a publicação de vídeos curtos, numa tentativa de combater o sucesso do TikTok.