A gestora de ativos Aberdeen, um dos grandes investidores da SABMiller, disse nesta terça-feira que a oferta revisada da Anheuser-Busch InBev (AB InBev) para a cervejaria é inaceitável.

“O acordo revisto continua a ser inaceitável, uma vez que ambos subestimam o valor da empresa e continua a privilegiar dois principais acionistas da SABMiller”, disse a empresa em um comunicado. “Na ausência de uma oferta melhorada, nós ficaríamos mais do que feliz em permanecer como acionista de longo prazo na SABMiller”.

A AB Inbev elevou hoje sua oferta pela concorrente SABMiller, em função da desvalorização da libra após a decisão do Reino Unido de votar por sua saída da União Europeia, em plebiscito realizado há cerca de um mês.

A cervejaria, que tem sede na Bélgica e controla a AmBev no Brasil, oferece agora 45 libras por ação da SABMiller, ante 44 libras por ação anteriormente. Com o novo valor, a SABMiller é agora avaliada em cerca de 79 bilhões de libras (US$ 103,81 bilhões). A AB InBev ressaltou que a oferta é final e não voltará a ser elevada.

Para 41,6% das ações, a AB InBev criou uma alternativa de participação parcial, essencialmente uma combinação de dinheiro e ações não listadas, projetado para permitir que seus dois maiores acionistas, o Altria Group e a BevCo – da família Santo Domingo -, mantenham sua permanência e assentos no Conselho.

A Aberdeen disse que tem conversado com o conselho da SABMiller sobre o tratamento diferenciado dos acionistas, uma vez que o acordo foi construído pela primeira vez. “A maneira que o valor da oferta de ações parcial divergiu da oferta em dinheiro agravou o nosso desconforto”, disse.

A empresa sugeriu que o Altria e a BevCo não sejam autorizados a votar sobre a oferta em dinheiro, “uma vez que estão inerentemente em conflito por suas futuras participações na AB InBev se o negócio for concluído” e que o conselho da SABMiller deve tratar as duas empresas como uma classe separada de acionistas.

A Aberdeen é o 12º maior investidor da SABMiller, com uma participação de 0,64%, de acordo com a FactSet. Fonte: Dow Jones Newswires.