Em 2022, os investimentos em publicidade no Brasil alcançaram R$ 21,2 bilhões, de acordo com o estudo Cenp-Meios, do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp). O valor é 7,6% maior do que o total de investimentos em 2021, de R$ 19,7 bilhões. O Cenp reúne os principais anunciantes, veículos de comunicação e agências de propaganda do país.

A internet, com R$ 7,59 bilhões (35,7% do total), teve um aumento de 15% nos investimentos comparados a 2021, quando foram 33,5% dos gastos (R$ 6,6 bilhões). TV aberta, com R$ 8,86 bilhões (41,7% do total) lidera os gastos em mídia, apesar da queda de 3,7%, de 45,4% do total em 2021, para 41,7%, em 2022. O estudo foi divulgado nesta quinta-feira (9).

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Para o presidente do Cenp, Luiz Lara, o índice supera a inflação, mesmo diante de um cenário de incertezas provocadas pelas eleições e fatores externos, como a Guerra da Ucrânia. “Nunca se consumiu tanta mídia no Brasil, como reiteram os dados do Cenp-Meios”, afirma Lara na página do LinkedIn da instituição.

Investimento publicitário em 2021 (Total: R$ 21,24 bilhões):

  • Televisão aberta: R$ 8,86 bilhões (41,7% do total)
  • Internet: R$ 7,59 bilhões (35,7% do total)
  • Mídia exterior: R$ 2,16 bilhões (10,2% do total)
  • Televisão por assinatura: R$ 1,34 bilhão (6,3% do total)
  • Rádio: R$ 778,9 milhões (3,7% do total)
  • Jornal: R$ 355,6 milhões (1,7% do total)
  • Revista: R$ 90,7 milhões (0,4% do total)
  • Cinema: R$ 53,6 milhões (0,3% do total)

Veja o estudo completo aqui.