Basta chegar os dois últimos meses do ano que a dúvida sobre que fazer com o 13° salário começa a tomar conta de trabalhadores, aposentados ou pensionistas que recebem esse pagamento.

Essa dúvida parte, muitas vezes, do desejo de não gastar a quantia recebida apenas para quitação de dívidas e pagamento de contas que chegam em janeiro. Além disso, há a vontade de destinar uma parte do dinheiro para que ele possa render mais.

+ 13º salário: quando começa o pagamento e quem recebe?

O fim de ano é uma época que favorece o consumo e o uso desregulado do dinheiro, não é mesmo? Dessa forma, saber o que fazer com o 13° salário é essencial para a construção de um bom planejamento financeiro, não só para este período, mas para todo restante do ano.

Existem diferentes formas de investir o seu dinheiro, confira três delas a seguir:

Reserva de emergência

Esse deve ser o primeiro investimento de qualquer pessoa, pois nunca se sabe quando uma emergência vai surgir e necessitar de valores que não estão no seu orçamento. Uma opção é aplicar o dinheiro em um investimento de renda fixa com liquidez diária.

O Tesouro Selic e os CDBs do Banco Inter e do Nubank são razoáveis, contudo há uma opção melhor, o CDB do Sofisa Direto. Ele rende 110% do CDI, possui a segurança do Fundo Garantidor de Créditos e é acessível, permitindo investir a partir de R$1,00.

Despesas de início de ano

Começo de ano é sempre a mesma coisa, IPTU, IPVA, matrícula e material escolar. Para o pagamento dessas despesas recomenda-se investir em CDB, LCI e LCA com vencimento no início do ano. Porém, não espere altos rendimentos, já que o investimento será de curto prazo.

Não cometa o erro de investir o dinheiro desses projetos em ações, criptomoedas e fundos imobiliários. Estes são ótimos investimentos, mas no curto prazo podem ter quedas e ocasionar a perda de dinheiro.

Aposentadoria

Pensar no futuro e se planejar para quando ele chegar é uma boa forma de investir o 13º salário a longo prazo. Sendo assim, o investimento mais seguro para a aposentadoria é o Tesouro IPCA, tanto o título que vence em 2035 quanto o que vence em 2045.

São mais rentáveis, inclusive, do que qualquer Previdência Privada, pois não cobram as taxas do Fundo de Previdência. Quem estiver disposto a correr um pouco mais de risco pode dividir o investimento entre Tesouro IPCA e ações de empresas.

Investir ou pagar dívidas?
O pagamento das despesas e compromisso que já foram assumidos deve ser sempre a prioridade, principalmente quando se trata de dívidas com juros, como é o caso do cheque especial, do cartão de crédito e de empréstimos. Nenhum investimento vai compensar o atraso no pagamento dessas contas.

Outra coisa que você pode fazer é estudar educação financeira, investindo em você para saber a melhor forma de aplicar seu 13º e ganhar mais dinheiro. Isso sem falar que conhecimento nunca é demais e também pode ser acessado através da internet.