O Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica), antigo IBOPE, foi comprado pela Ipsos, uma empresa francesa que figura como um dos principais players de pesquisa de mercado. O valor da transação não foi informado.

+Governo desiste de propor fim do saque-aniversário: ‘Não vou ficar insistindo’, diz Marinho

A empresa foi fundada em meados de 2021 por executivos do IBOPE Inteligência, sendo um instituo de pesquisa reconhecido por pesquisas de opinião e análises políticas. Além disso, o Ipec também realiza estudos de consumo nas áreas de marca, comunicação e produtos.

A instituição atende veículos de mídia como TV Globo, além de outros jornais e revistas que utilizam suas pesquisas.

Com essa compra, a Ipsos passa a entrar segmento brasileiro de pesquisas eleitorais. Atualmente o grupo internacional figura como maior empresa de pesquisa eleitoral do mundo, atuando intensamente em países como Estados Unidos e na própria França.

“Esta aquisição nos permite expandir nossa oferta de opinião pública na América Latina e atender à crescente demanda de nossos clientes por pesquisas de alta qualidade no Brasil, com base em nossos 30 anos de experiência no país”, afirma Ben Page, CEO global da Ipsos.

Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil, comenta que o movimento ‘chega em um momento crucial’.

“À medida que o mercado atravessa um período em que pesquisa, dados e insights são essenciais, nossa união com o Ipec oferece uma vantagem estratégica para empresas, marcas e instituições que buscam entender as mudanças sociais e as tendências de consumo em constante evolução.”

Mesmo com a compra, o histórico de pesquisas de opinião do Ipec será preservado.

A Ipsos, que realizou a compra, é uma empresa listada na bolsa de valores de Paris desde 1999, com valor de mercado na casa dos € 2 bilhões. Sua atuação abrange 90 mercados, com mais de 6 mil clientes globalmente e 20 mil funcionários.

Além das pesquisas eleitorais, a Ipsos atua nas áreas de marketing, comunicação, mídia, customer experience, engajamento de colaboradores e opinião pública.

As ações da empresa sobem cerca de 1,2% no pregão da Euronext Paris às 15h30.

Compra do Ipec ocorre pouco depois de oferta frustrada pela Kantar

A transação com a empresa brasileira foi concretizada poucas semanas após a Ipsos desistir de fazer uma oferta pela consultoria britânica Kantar Media – que adquiriu o Ibope em meados 2014 e encerrou o licenciamento sete anos depois.

Atualmente a marca Ibope segue dentro do guarda-chuva da Kantar Ibope Media, que tem dentre seus serviços a medição de audiência.