27/05/2025 - 8:54
A Portaria de Pessoal Iphan nº 240, de 16 de maio de 2025, publicada no Diário Oficial da União e posteriormente retificada, institui o Comitê Técnico de Inovação – CTI do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com a missão de assessorar o órgão em atividades relacionadas à inovação, com foco especial no aprimoramento das práticas de compras públicas.
O CTI terá caráter consultivo e contará com especialistas de diferentes áreas, com o objetivo de impulsionar boas práticas, propor metodologias inovadoras e acompanhar a legislação relacionada às compras públicas de inovação. A iniciativa segue as diretrizes estabelecidas pelas Leis nº 10.973/2004, nº 13.243/2016, Complementar nº 182/2021 e nº 14.133/2021.
Entre os membros nomeados para compor o Comitê, está Cristiane Santos Pereira, Presidente do Instituto Multiplicidades, como Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação que atua em âmbito nacional, representando a sociedade civil. Sua participação reforça o compromisso com a inovação na gestão pública e a busca por soluções mais eficientes e transparentes no uso dos recursos públicos, colocando a inovação como vetor de crescimento dos territórios.
“Fui nomeada como partícipe do Comitê Técnico de Inovação, representando a Sociedade Civil. É uma honra contribuir com o Iphan na construção de estratégias voltadas à inovação na gestão, especialmente no aperfeiçoamento das práticas de compras públicas, e fortalecendo o crescimento dos territórios através de projetos inovadores, apoiando a atuação institucional deste órgão”, destaca Cristiane.
Outro importante membro deste comitê é o Sr. Christian Tadeu – Presidente da Confederação Assespro – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Inovação, que traz uma representatividade necessária ao Comitê, pois tem através da Confederação que tem 17 representações físicas estaduais.
A primeira reunião deste Comitê já vai acontecer nos próximos dias 04 e 05 de junho de 2025 nas instalações do Iphan onde os representantes passarão por uma sensibilização sobre compras públicas de inovação e oficina de refinamento e priorização de desafios públicos.
“A criação do Comitê Técnico de Inovação, com uma composição ampla e plural, é um importante passo para avançarmos ainda mais em iniciativas de inovação no Iphan, nesta importante parceria com o Sebrae, especialmente no âmbito das compras públicas”, afirma o Presidente Iphan Leandro Grass.
A importância do Comitê, se destaca na contribuição para o Iphan na construção de estratégias voltadas à inovação na gestão, com ênfase no aperfeiçoamento das práticas de compras públicas, fortalecendo a atuação institucional.