19/09/2025 - 13:36
A Ipiranga está registrando aumento no volume de vendas de combustíveis como resultado da operação Carbono Oculto, deflagrada por autoridades do país no final de agosto, mas ainda é cedo para avaliar impactos sobre as margens da companhia, afirmou o presidente da rede de postos do grupo Ultra, Leonardo Linden, nesta sexta-feira, 19.
“Espero ganho de share (participação de mercado) em agosto e principalmente em setembro, mas não vai ser uniforme”, disse o executivo em apresentação do grupo Ultra a analistas e investidores mais cedo.
“Vai ter regiões como São Paulo em que o impacto da Carbono Oculto vai ser mais forte e estamos vendo volume maior, muito guiado pelo consumidor”, acrescentou o executivo. “A rede como um todo em São Paulo está vendendo mais.”
A operação Carbono Oculto envolveu vários órgãos públicos com agentes atuando em dez Estados no final de agosto e mirou contra um esquema bilionário de fraudes e lavagem de dinheiro no setor de combustíveis, com participação de fundos de investimento e fintechs acusados de receberem recursos que têm ligação com a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
Segundo Linden, os alvos da operação têm uma participação de 7% no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e 33% do mercado de etanol do Estado de São Paulo.
O executivo afirmou que espera novas fases “importantes” da operação nos próximos meses, ecoando comentários semelhantes feitos pelas autoridades na época em que as ações de combate ao esquema foram lançadas.
“Nunca vi operação tão relevante, pela capacidade de coordenação entre os agentes do setor, e isso fez com que ela tenha sido muito ampla, mas não dá para parar aqui”, afirmou o executivo. “A investigação está em curso, imaginamos que haverá outras fases importantes para o negócio, para que possamos construir um ambiente mais simétrico e que incentive mais as companhias que trabalham certo no setor”, disse Linden.
Questionado sobre as perspectivas de margens de lucro para a Ipiranga após a operação, Linden afirmou: “quero ver primeiro (o crescimento) do volume…acho que vai acontecer antes da margem”.