A Prefeitura de São Paulo está chegando na reta final de envio das cartas com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022. Se você ainda não recebeu o seu boleto de pagamento, o documento será enviado até o dia 11 de fevereiro.

Neste ano a Prefeitura montou dois esquemas de pagamento do IPTU: à vista, com desconto de 3%, ou parcelado em 10 vezes. Os primeiros dias de pagamento começam a vencer entre os dias 28 e 30 (a depender de quando o boleto chegou). Por isso, fique atento ao dia de vencimento da conta para não pagar juros de 0,33% ao dia.

+ Começa a segunda parte da reunião do Copom que definirá futuro da Selic

Quem optar pelo pagamento parcelado receberá posteriormente, em um único formulário, todos os boletos das parcelas seguintes. Segundo a gestão municipal, é possível que alguns contribuintes recebam menos de 10 parcelas para pagar, isso porque uma lei do fim do ano passado proíbe parcelas com valores abaixo dos R$ 50.

E se você está em dúvida sobre qual a melhor forma de pagar seus boletos e ainda conseguir guardar dinheiro no fim do mês, o ideal é avaliar a sua condição financeira neste momento e aproveitar as possibilidades abertas pela Prefeitura.

“O ideal é sempre pagar à vista quando tem desconto, pois dificilmente conseguiríamos o mesmo ganho investindo. O parcelamento é adequado quando a pessoa não tiver dinheiro disponível para pagar à vista”, disse Elaine Borges, professora da Saint Paul Escola de Negócios.

Clicando aqui você pode tirar mais dúvidas sobre o IPTU.