05/08/2024 - 5:00
O próximo lote de restituição do Imposto de Renda 2024 será pago no dia 30 de agosto. Tradicionalmente, a consulta aos lotes é aberta uma semana antes da data do pagamento. Este será o quarto lote do ano.
O terceiro lote foi pago no dia 31 de julho, contemplando 6.091.572 contribuintes, num valor total de R$ 8,5 bilhões. Veja abaixo o calendário de restituições:
Calendário do pagamento das restituições em 2024
- 1º lote – 31 de maio (5.562.065 contribuintes)
- 2º lote – 28 de junho (5.755.667 contribuintes)
- 3º lote – 31 de julho ( 6.091.572 contribuintes)
- 4º lote – 30 de agosto
- 5º lote – 30 de setembro
Como saber o status da declaração e se caí na malha fina
Para verificar o status da declaração e da restituição, o contribuinte pode fazer a consulta na página da Receita Federal, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Pelo serviço, o contribuinte pode verificar se está na lista de espera ou se há alguma pendência.
Se a mensagem exibida for “Em Fila de Restituição”, significa que a declaração foi processada, mas a restituição ainda não foi liberada. Basta esperar e fazer a consulta nos próximos lotes.
Já no item “Pendências de Malha”, o contribuinte pode verificar se sua declaração está em malha e também verificar qual é o motivo pelo qual ela ficou retida. Caso identifique alguma pendência, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo as informações. Corrigindo o erro ou pendência, basta enviar uma declaração retificadora, pelo Programa Gerador da Declaração ou pelo aplicativo.
Ordem de prioridade
Neste ano, excepcionalmente, a Receita Federal mudou a ordem de prioridade de pagamento da restituição do Imposto de Renda 2024 para incluir os contribuintes do Rio Grande do Sul. A mudança é uma das medidas anunciadas pelo governo para ajudar moradores do estado após as fortes chuvas registradas entre o fim de abril e o começo de maio.
O governo incluiu os declarantes do estado após as pessoas que têm prioridade por lei, como os idosos e declarantes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Assim, contribuintes gaúchos passam na frente de quem optou por receber a restituição via PIX e /ou utilizou o modelo de declaração pré-preenchida.
A ordem de priorização passou a ser a seguinte:
Contribuintes Idosos com idade igual ou superior a 80 anos
Contribuintes Idosos com idade igual/superior a 60 anos, Deficientes e Portadores de Moléstia Grave
Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
Contribuintes do Rio Grande do Sul
Contribuintes que utilizaram a pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição por PIX
Demais Contribuintes