01/10/2025 - 9:59
A Receita Federal informou nesta quarta-feira, 1º de outubro, que 1.292.357 declarações estão retidas em malha fina, o que corresponde a 2,8% do total de declarações do Imposto de Renda 2025 recebidas pelo Fisco.
Desse total, segundo a Receita, 69,2% (894.580 declarações) referem-se a contribuintes com imposto a restituir, 27,9% (360.018 declarações), com imposto a pagar e 2,9%( 37.759) com saldo zero, ou seja , nem a restituir nem a pagar.
+ Reforma do IR: veja quem será beneficiado e quanto será o alívio no salário
“A Receita Federal ampliará o esforço de orientação e autorregularização e editará a versão 2025 do Projeto Cartas, ação institucional que incentiva a conformidade tributária”, afirmou, em nota.
No período de 17 de março a 23 de setembro deste ano, a Receita Federal recebeu 45.645.935 declarações do IR 2025, ano-base 2024. Inicialmente, 3.971.267 declarações ficaram retidas na malha fiscal, mas 66% já foram liberadas por terem sido regularizadas pelos próprios contribuintes sem a necessidade de fiscalização.
Os principais motivos de retenção em malha em 2025
- 32,6% – Deduções de despesas médicas não comprovadas
- 30,8% – Omissão de rendimentos dos titulares das declarações ou por seus dependentes
- 16,0% – Deduções de outras despesas não comprovadas
- 15,1% – Diferença entre os valores declarados pelos contribuintes e os informados pelas fontes pagadoras
Como saber se caí na malha fina
Cair na malha fiscal (“malha fina”) não significa que sua declaração esteja errada, mas talvez você tenha que comprovar algumas informações declaradas.
Se for encontrada alguma diferença entre as informações declaradas por você e as informações apresentadas pelas outras entidades, sua declaração será separada para uma análise mais profunda. É o que se chama de malha fiscal, ou “malha fina” como é popularmente conhecida.
Para verificar a situação, os contribuintes devem acessar a página da Receita Federal na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” , e depois “Extrato do Processamento”. O contribuinte também pode fazer a consulta pelo e-CAC.
No item “Pendências de Malha”, o contribuinte pode verificar se sua declaração está em malha e também verificar qual é o motivo pelo qual ela ficou retida. Caso identifique alguma pendência, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo as informações. Corrigindo o erro ou pendência, basta enviar uma declaração retificadora, pelo Programa Gerador da Declaração ou pelo aplicativo.