02/09/2025 - 12:12
A Receita Federal informou nesta terça-feira, 2, que concluiu antecipadamente o pagamento de todas as restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025 das declarações entregues dentro do prazo e que não apresentaram inconsistências.
Ou seja, a partir de agora os próximos lotes de restituição do IR 2025 contemplará apenas contribuintes que entregaram fora do prazo, que fizeram retificação após o fim do prazo de entrega ou que caíram na malha fina.
+ Pix parcelado, mas com juros: entenda como vai funcionar e o que muda
Segundo a Receita, embora o cronograma oficial tenha estabelecido a liberação dos valores em cinco lotes, entre os meses de maio a setembro, “a eficiência no processamento das declarações permitiu que todos os contribuintes elegíveis recebessem seus valores até o lote de agosto”.
Até o momento, no ano de 2025 foi pago um montante de R$ 36.690.346.875 em restituições de IRPF apuradas em um total de 22.679.085 declarações de ajuste anual.
A Receita ainda não informou quantos contribuintes caíram neste ano na malha fina.
Como saber se caí na malha fina
Para verificar o status da declaração e da restituição, o contribuinte pode fazer a consulta na página da Receita Federal, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Pelo serviço, o contribuinte pode verificar se há alguma pendência.
Se a mensagem exibida for “Pendências de Malha”, o contribuinte pode verificar qual é o motivo pelo qual ela ficou retida. Caso identifique alguma pendência, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo as informações. Corrigindo o erro ou pendência, basta enviar uma declaração retificadora, pelo Programa Gerador da Declaração ou pelo aplicativo.