Israel denunciou nesta sexta-feira a decisão da Suíça de organizar uma conferência em dezembro sobre o respeito do direito internacional humanitário nos territórios palestinos ocupados, e a considerou contrária a sua vocação de país neutro.

“A Suíça é depositária das Convenções de Genebra […] e é obrigada a operar de forma neutra e apolítica”, afirmou o porta-voz da chancelaria israelense, Emmanuel Nahshon.

As Convenções de Genebra têm como objetivo proteger as pessoas que não participam nas operações armadas durante as guerras.

“Essa conferência é uma manobra política, cujo objetivo é explorar as Convenções de Genebra para atacar Israel”, afirma Nahshon.

A Suíça anunciou esta conferência na quinta-feira, e vai organizá-la como Estado depositário das Convenções de Genebra com o objetivo de reafirmar o direito internacional humanitário aplicável aos territórios ocupados, incluindo Jerusalém Oriental.

“Não é nosso objetivo denegrir Israel”, indicou o presidente da Confederação Suíça, Didier Burkhalter.