ROMA (Reuters) – Milhares de servidores de computadores em todo o mundo foram alvos de um ataque hacker de ransomware, disse a Agência Nacional de Segurança Cibernética da Itália (ACN) neste domingo, alertando as organizações a tomarem medidas para proteger seus sistemas.

O ataque hacker procurou explorar uma vulnerabilidade de software, disse à Reuters o diretor-geral da ACN, Roberto Baldoni, acrescentando que a ofensiva foi em larga escala.

A agência de notícias italiana Ansa, citando a ACN, noticiou que servidores em outros países europeus, como França e Finlândia, e também nos Estados Unidos e no Canadá, foram comprometidos.

+ Ataque ransomware contra empresa de dados ION pode levar dias para ser resolvido

+ Record News deixa de exibir programação ao vivo após ataque hacker

Dezenas de organizações italianas provavelmente foram afetadas e muitas outras foram alertadas para tomar medidas a fim de evitar o bloqueio de seus sistemas.

Clientes da Telecom Italia relataram problemas na internet mais cedo neste domingo, mas não se acredita que os dois problemas estejam relacionados.

Autoridades de segurança digital dos EUA disseram que estão avaliando o impacto dos incidentes relatados.

“A CISA está trabalhando com nossos parceiros dos setores público e privado para avaliar os impactos desses incidentes relatados e fornecer assistência quando necessário”, disse a Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura dos EUA.

(Reportagem de Elvira Pollina)