O Itaú Unibanco confirmou nesta quarta-feira, 4, que a demissão de seu executivo de marketing, o CMO, Eduardo Tracanella, foi motivada pelo mau uso do cartão de crédito corporativo. Segundo o banco, o desligamento foi “única e exclusivamente” por essa razão (veja nota abaixo).

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Eduardo Tracanella atuou por 27 anos na instituição, sendo o responsável pelas principais ações de marketing e publicidade do banco, um dos maiores anunciantes do país e uma das marcas mais valiosas do Brasil, sendo o maior banco privado da América Latina.

Na publicação feita no LinkedIn em que comunica sua saída, Tracanella diz que “é hora de dedicar o tempo que a minha família merece” e que agora vai “descansar e recuperar o fôlego”.

Segundo o jornal O Globo, a saída de Tracanella envolveria também um relacionamento não amigável com outro executivo da área, que foi quem comunicou ao time de marketing o desligamento do CMO, feito na sexta-feira, 29. Haveria ainda, conflitos com fornecedores externos, afirmou a coluna O Capital, do jornal carioca.

Conforme apurou o Brazil Journal, ainda que a exposição pública do problema com o cartão corporativo fosse desconfortável para o Itaú e para Tracanella, o sênior management do banco decidiu informar aos funcionários para sinalizar que não transige com este tipo de conduta.

Uma fonte disse ao Brazil Journal que os casos de uso indevido do cartão de crédito corporativo para fins pessoais foram repetidos pelo executivo em “diversas ocasiões”. “Não foi uma pamonha, ou um café. Não foi só uma vez. Foi realmente uma situação de desvio sério de conduta. Teve uma confusão no uso do cartão corporativo na pessoa física e jurídica.”

Procurado pelo site, Tracanella disse que sua saída foi “algo planejado.” “Encerro um longo ciclo de mais de 27 anos na empresa,” disse ao Brazil Journal.

Fernanda Montenegro e Madonna

Tracanella iniciou sua carreira no Itaú como analista de marketing, em 1997, e chefiava o departamento há seis anos, comandando um dos maiores orçamentos publicitários do Brasil e sendo responsável pela produção de peças premiadas como “Esperança“, estrelada por Fernanda Montenegro.

O executivo também liderou campanhas icônicas estreladas por Madonna, Jorge Ben Jor, Ronaldo Nazário, Fernanda Montenegro, Ingrid Silva e Marta, que figuraram no comercial que celebrou os cem anos do banco em 2024.

No caso da cantora pop, a campanha promoveu em maio deste ano um mega show na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, que reuniu 1,6 milhão de pessoas e teve repercussão internacional.

Segundo estimativas da Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro, ao todo o show movimentou em média R$ 300 milhões na cidade, abarcando diversos setores da economia local, como hotelaria, comida e lazer.

Veja a íntegra da nota do Itaú

“O Itaú Unibanco confirma que o desligamento de Eduardo Tracanella foi motivado única e exclusivamente pelo mau uso do cartão de crédito corporativo, sem prejuízo material à instituição. O banco agradece sua dedicação ao longo de tantos anos e sua contribuição na construção de uma das marcas mais admiradas do país”.