O Itaú Unibanco, patrocinador de salas de cinema instaladas em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, negocia a saída da parceria dos espaços culturais que levam seu nome, como o Espaço Itaú de Cinema.

+Itaú ‘entrega’ à cantora Madonna criação de novo comercial da campanha de 100 anos do banco

O banco prevê a venda de sua participação nos espaços administrados pelo empresário Adhemar Oliveira. A rede de Oliveira se desfez de diversos cinemas de rua nos últimos anos devido ao impacto financeiro da pandemia de Covid-19 nas bilheterias.

A companhia paranaense de cinemas Cinesystem aparece como a principal candidata a adquirir as bandeiras com a saída do Itaú.

Em nota encaminhada à reportagem, o Itaú afirma que a entidade está em negociação para transferência das salas do Espaço Itaú de Cinema para uma grande rede exibidora e comunicará qualquer novidade sobre este processo assim que houver um desfecho.

“Neste momento, nada muda na gestão das salas ou na utilização por seus frequentadores. O banco reforça seu compromisso de promover o acesso à educação e à cultura, por meio de uma série de iniciativas relacionadas ao setor audiovisual brasileiro – como a plataforma de streaming gratuita, Itaú Cultural Play, e os apoios por leis de incentivo, além de parcerias com produtores e realizadores de todo o território nacional”, afirma, em nota.

Ainda de acordo com o Itaú, cabe destacar, ainda, que o banco é um dos maiores investidores sociais privados do Brasil, não apenas com iniciativas apoiadas diretamente pela instituição, mas também por meio da Fundação Itaú para Educação e Cultura, da qual é mantenedor.