Preparar o banco para o futuro. Este é o objetivo do novo data center do Itaú Unibanco, que foi inaugurado, nesta-feira 13, em Mogi Mirim. O empreendimento, que custou R$ 3,3 bilhões, vai processar e armazenar todas as operações da instituição. “Passamos os últimos 35 anos utilizando o nosso centro de processamento de dados, agora, estamos nos preparando para os próximos 30 anos”, afirma Roberto Setúbal, presidente executivo do banco. O novo data center aumentará em 25 vezes a atual capacidade instalada. A expectativa é que, neste ano, sejam processadas 35 bilhões de transações.

Ao todo, foram instalados 4 mil quilômetros de cabos, em um terreno de 815 mil metros quadrados, o equivalente a 114 campos de futebol. Já estão prontos dois prédios e até 2030 serão construídos outros dois. “Não construímos tudo de uma vez porque a tecnologia vai mudando ao longo do tempo”, explica Alexandre de Barros, vice-presidente de tecnologia do banco. “Estamos preparando o banco para big data, vamos ser um banco digital.”

O objetivo é que o novo data center melhore os serviços de call center, internet banking e caixa eletrônico. “O foco é no cliente, queremos oferecer todos os produtos, em todos os canais”, diz Marcio Schettini, diretor-geral de tecnologia e operações do Itaú.