05/01/2015 - 17:51
Um atum vermelho de 180,4 quilos foi leiloado por apenas 4,51 milhões de ienes (31.350 euros) no primeiro leilão do ano em Tóquio, o que surpreendeu o próprio comprador, acostumado a desembolsar quantias astronômicas pelos primeiros peixes do ano.
No primeiro leilão de 2013, o mesmo comprador pagou 155,4 milhões de ienes (1,1 milhão de euros) por um exemplar do mesmo pescado de 222 quilogramas.
Mas já em 2014 os preços caíram e pagou-se somente 7,36 milhões de ienes por um atum de 230 kg.
O dono da rede de restaurantes Sushi Zanmai, Kiyoshi Kimura, se mostrou surpreso esta segunda-feira. “Não esperava obtê-lo a um preço tão baixo”, disse depois de adquirir o exemplar pescado na costa em frente à cidade de Oma, na prefeitura de Aomori (norte).
O homem, considerado uma verdadeira estrela no maior mercado de pescado do mundo, o de Tsukiji, em Tóquio, garantiu que se tratava de um atum muito bom. “Estou muito satisfeito com a compra, por sua forma e (distribuição de) sua boa gordura”, afirmou.
Assim como em 2014, a queda dos preços se deve a uma maior oferta de atum vermelho capturado na costa de Oma, e à ausência de muitos competidores no leilão após o recorde batido em 2013 por Kimura, que quer oferecer todo ano a seus clientes “o melhor” atum vermelho, sem que isso mude os preços do cardápio de seus restaurantes.
Os japoneses são grandes adeptos do atum vermelho, que costumam ser comidos cru, preparado como sushi e sashimi, dois pratos tradicionais no país. O Japão consome três quartos desta espécie pescada no mundo todo.
O atum vermelho, uma espécie super explorada, é o pescado mais caro no mercado de Tsukiji.