19/02/2025 - 11:53
O governo do Japão mantém a visão de que a economia do país está se recuperando em ritmo moderado com a melhoria em emprego e renda, embora continue estagnada “em partes”, segundo o relatório mensal do Gabinete do Governo divulgado nesta quarta-feira, 19. No entanto, o documento diz que “atenção total” deve ser dada aos efeitos dos aumentos de preços, à política comercial nos EUA – sob administração do presidente norte-americano, Donald Trump -, bem como à situação no Oriente Médio e às flutuações nos mercados financeiro e de capital.
O relatório menciona que a desaceleração das economias estrangeiras é um risco negativo para a economia japonesa e cita os efeitos dos altos níveis contínuos das taxas de juros nos Estados Unidos e na Europa, e a estagnação persistente do mercado imobiliário na China.
Ainda, para garantir a “superação da deflação”, o governo projeta implementar uma “economia orienta para o crescimento impulsionada por aumentos salariais e investimentos”.
Segundo o relatório, o governo espera também que o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) atinja a meta de estabilidade de preços a 2% de forma “sustentável e estável”, conduzindo uma gestão de política monetária “apropriada à atividade econômica, preços e condições financeiras”.