01/12/2022 - 18:15
Por William Schomberg
DOHA (Reuters) – O Japão conseguiu uma segunda virada incrível na Copa do Mundo e derrotou a Espanha por 2 x 1, nesta quinta-feira, com dois gols no começo do segundo tempo e avançou para as oitavas de final em primeiro lugar do grupo, jogando os campeões mundiais de 2010 para a segunda posição.
Após perder o primeiro tempo de 1 x 0 e em rota para uma saída antecipada da Copa do Mundo, o técnico japonês, Hajime Moriyasu, reorganizou sua equipe para dar mais força ofensiva e em seis minutos os “samurais azuis” estavam à frente no placar.
Ritsu Doan, um dos suplentes, acertou um chute forte da entrada da área logo aos três minutos que o goleiro espanhol Unai Simon não conseguiu defender.
+ Alemanha é eliminada da Copa mesmo com vitória sobre Costa Rica
Três minutos depois, Ao Tanaka marcou de dentro da pequena área depois que outro jogador que entrou no intervalo, Kaoru Mitoma, impediu a bola de sair na linha de fundo e cruzou para trás.
O VAR levou vários minutos para confirmar que a bola não tinha saído antes do toque de Mitoma, provocando celebrações emocionados por parte do Japão e de seus torcedores quando o veredicto chegou.
A Espanha parecia estar em total controle no primeiro tempo, mas de repente viu em risco sua chance de permanecer na Copa do Mundo enquanto a Costa Rica e a Alemanha lutavam por seu próprio futuro no outro jogo do Grupo E.
Álvaro Morata havia colocado os espanhóis à frente ao marcar seu terceiro gol em três jogos no Catar, subindo bem acima da defesa japonesa para cabecear para o fundo do gol aos 11 minutos após um cruzamento de Cesar Azpilicueta.
A vitória de tirar o fôlego por 2 x 1 do Japão –que também vencera a Alemanha por 2 x 1 depois de ficar em desvantagem na partida de estreia da equipe no torneio– fez com que o Japão ficasse em primeiro lugar no Grupo E, seguido pela Espanha, que terminou à frente da terceira colocada Alemanha apenas no saldo de gols.
O Japão enfrentará a Croácia nas oitavas de final, enquanto a Espanha enfrentará o Marrocos.