O vice-presidente dos EUA, JD Vance, prometeu que o governo Trump implementará políticas para garantir que os sistemas de inteligência artificial (IA) e chips de IA sejam feitos domesticamente, durante a cúpula em Paris, nesta terça-feira. Segundo ele, a medida terá como objetivo “proteger a vantagem da América”.

Vance disse que o governo Trump acredita que a inteligência artificial tem o potencial de mudar profundamente o mundo e está buscando relaxar as regulamentações para permitir a rápida inovação da tecnologia, mas dentro dos EUA.

Cerca de 90% dos chips mais avançados do mundo, incluindo os principais processadores dentro de telefones celulares, unidades de processamento gráfico de IA e computadores pessoais, são feitos em Taiwan pela Taiwan Semiconductor Manufacturing Corporation (TSMC).

A TSMC está construindo algumas fábricas no Arizona, mas será apenas uma fração de sua capacidade mundial.

A Intel tentou fornecer uma alternativa à TSMC oferecendo serviços de fundição de fabricação de chips para outras empresas de semicondutores, com sucesso limitado até agora.

Vance também pareceu sugerir que a administração Trump pode adotar uma abordagem diferente da administração Biden ao permitir que fabricantes de chips americanas, como a Nvidia, vendam seus produtos no exterior. “Esta administração garantirá que a tecnologia de IA americana continue a ser o padrão ouro em todo o mundo e que sejamos o parceiro de escolha para outros países estrangeiros e certamente empresas”, disse.

Em janeiro, a administração Biden emitiu uma expansão de restrições às exportações de chips de IA, aprovações de licenciamento ou limites para mais de 120 países além da China. As regras não entrarão em vigor por vários meses e estão sujeitas a revisão pela administração Trump. Fonte: Dow Jones Newswires.