A Jeep anunciou nesta quinta-feira (8) que pretende trazer ao mercado quatro novos SUVs totalmente elétricos na América do Norte e Europa até o fim de 2025.

Com essa investida nos carros elétricos, a expectativa é que metade das vendas da marca nos EUA seja voltada para esse tipo de veículo até 2030. Na Europa, a meta é ainda mais ambiciosa: todos os carros comercializados deverão ser 100% elétricos daqui a oito anos.

Entre os modelos que devem sair em breve estão: Jeep Recon, Wagoneer e Wagoneer S. O Jeep Avenger – menor do que o Renegade – também virá totalmente elétrico, e deve ser o primeiro da lista a chegar na Europa, com previsão para o início de 2023.

Jeep Avenger

Sua produção deverá ser feita na fábrica de Tychy, na Polônia. Além do continente europeu, outros mercados também deverão receber o automóvel, como Japão e Coreia do Sul. A autonomia elétrica do Avenger promete ser de 400 quilômetros.

Para os curiosos, o modelo deve ser lançado no Salão do Automóvel em Paris, no dia 17 de outubro. Encomendas poderão ser feitas, mas o modelo só chegará aos showrooms europeus no começo do próximo ano.

Wagoneer

Ao eletrificar o modelo, a marca promete mudanças para o SUV. “A marca oferecerá um Wagoneer totalmente novo e totalmente elétrico no segmento de SUVs médios premium, enquanto nos segmentos de SUVs grandes os modelos Wagoneer fornecerão powertrains que visam um alcance combinado estimado de 500 milhas (800 km)”, escreveu a Jeep em nota oficial.

A marca ainda preparou uma nova opção do modelo, 100% elétrica: o Wagoneer S. Com autonomia de 644 km com apenas uma carga, o veículo também apresenta 600 cv e vai de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos.

Jeep Recon

Esse será um dos primeiros SUVs elétricos do plano da montadora para ser lançado na América do Norte, mas também deve chegar na Europa depois. A estreia da Jeep com carros de emissão zero será feita a partir desse carro, que foi projetado para ser um 4×4 com emissão zero.

“O novíssimo Jeep Recon totalmente elétrico consegue atravessar a poderosa Rubicon Trail, uma das trilhas off-road mais desafiadoras dos EUA, e chegar ao final da trilha com autonomia suficiente para voltar à cidade e recarregar”, disse Christian. Meunier, CEO da marca Jeep.