09/12/2020 - 2:50
A missão Artemis, que visa o regresso de astronautas da NASA à Lua, tem promovido diferentes desafios e iniciativas de preparação, envolvendo vários parceiros no seu programa geral.
+ Astronautas vão ajudar na luta contra a pandemia de COVID-19
+ Astronautas entram na ISS após viagem com a cápsula Dragon da SpaceX
As grandes atenções estão focadas na escolha do motor da cápsula Orion, que vai transportar os próximos astronautas ao satélite natural da Terra, e a chegada da primeira mulher ao solo lunar. Há uma corrida entre diferentes empresas privadas, incluindo a Blue Origin de Jeff Bezos, a SpaceX de Elon Musk e Dynetics, na construção do motor, motivados por um investimento de um bilhão de dólares distribuídos pelas três, na preparação da missão tripulada Artemis 3.
Na última sexta-feira, 4, a Blue Origin realizou com sucesso o quarto teste de disparo dos motores do seu foguete. No rescaldo do teste, Jeff Bezos mostrou-se muito confiante de que a sua empresa será escolhida para a missão e publicou no seu Instagram uma mensagem com um vídeo do teste dizendo “este será o motor que vai levar a primeira mulher para a superfície da Lua”.
O motor já foi testado diferentes vezes e desta vez esteve a trabalhar por cerca de 20 segundos.