25/04/2012 - 21:00
Papéis avulsos
Jogo duro na Redecard
A teleconferência realizada pelo presidente do Itaú, Roberto Setubal, com analistas na segunda-feira 17 lançou algumas dúvidas no mercado financeiro sobre a operação de fechamento de capital da processadora de cartões Redecard, controlada pelo banco. Com sua tradicional polidez, Setubal endureceu o jogo ao afirmar que o Itaú vai passar a realizar todas as operações com cartões de crédito, com ou sem o fechamento de capital da adquirente Redecard. As propostas variam. A mais provável é que o banco da família Setubal transfira esse serviço para a Hypercard, operadora adquirida pelo Unibanco, no início da década passada e que passou para o Itaú após a fusão dos dois bancos, em 2008. Se confirmada, essa possibilidade desidrataria a Redecard. Não por acaso, suas ações caíram 2,87% na semana até a quinta-feira 19, ante uma alta de 0,82% do índice Bovespa no mesmo período.
Entretenimento
Show de quedas na Time For Fun
Os investidores não aplaudiram a notícia de que o Procon-SP expediu uma notificação para a Time for Fun na quarta-feira 18, solicitando esclarecimentos sobre a ausência de meia-entrada na pré-venda de ingressos para o show da cantora Madonna , no Brasil, agendado para dezembro. As ações caíram 1,7% em dois dias, ante um índice Bovespa estável. A empresa já havia sido notificada em março por práticas como não informar quantos ingressos estão disponíveis para a pré-venda e cobrar taxa de conveniência em porcentual e pode ser punida até com a suspensão temporária das vendas de ingressos.
Educação financeira
O livro Vencedoras por opção, de Jim Collins e Morten Hassen, traz o resultado de nove anos de pesquisa sobre os princípios necessários para construir e investir em empresas de sucesso em tempos imprevisíveis, focando o desempenho e os cenários instáveis que os líderes de hoje enfrentam. Editora HSM, R$ 69,00, 349 págs.
Aviação
Moody’s rebaixa rating da Gol
A agência de classificação de risco Moody’s rebaixou os ratings da Gol Linhas Aéreas e da Gol Finance, de B1 para B3. “O rebaixamento reflete o desempenho operacional pior que o esperado em 2011”, informou a Moody’s. Segundo a agência, as perspectivas ruins para 2012 deverão continuar a restringir a flexibilidade operacional e financeira da companhia. A agência afirmou, ainda, que o perfil de crédito e a estrutura de capital da Gol não são capazes de absorver o impacto dos preços dos combustíveis e a desvalorização do real.
Quem vem lá
Bolsa divulga nova carteira do Índice Bovespa
A BM&FBovespa divulgou na segunda-feira 16, a prévia da carteira teórica do Índice Bovespa, que vai vigorar de maio a agosto. Os papéis ligados à mineração e ao petróleo permanecem sendo os mais negociados do pregão, com 22,57% de participação no índice. Não houve grandes alterações nos percentuais dos papéis mais negociados, tanto que a liderança permanece com a Vale PNA. A queda em sua participação foi mínima, de 9,20% para 9,18%. A fatia de Petrobras PN também recuou levemente, de 8,16% para 8,14. O setor bancário complementa o time das mais negociadas, com as ações PN do Itaú Unibanco, com 4,63% dos negócios e as do Bradesco, com 3,39%.
FIQUE DE OLHO: Ao todo, o Ibovespa compreende 68 ações de 63 empresas, sendo que 36 desses papéis têm menos de 1% de participação. Com isso, reflete muito de perto as variações do setor de commodities, e menos o que ocorre com as empresas de consumo interno.
Touro x Urso
A confirmação do corte de 0,75% nos juros pelo Banco Central na quarta-feira 18 não chegou a animar o mercado, e o Índice Bovespa registrou uma alta discreta de 0,82% na semana até a quinta-feira 19. Os investidores prestaram mais atenção às perspectivas ruins para a economia da Espanha, que podem provocar novas ondas de volatilidade no mercado. As perspectivas para os próximos pregões são ruins.
Mercado em números
BR Malls
R$ 4,1 bilhões – Foram as vendas totais da administradora de shopping centers no primeiro trimestre. O resultado preliminar representa um aumento de 25,1% em relação aos primeiros três meses de 2011.
Eletrobras
R$ 3,7 bilhões - Foi o lucro líquido da Eletrobras no ano passado. O resultado, divulgado apenas na semana passada, representa um aumento de 66% ante 2010.
Tractebel
R$ 517,3 milhões - Serão pagos pela empresa em forma de juros sobre o capital próprio. O valor equivale a R$ 0,79 por ação, a ser pago em duas parcelas: 15 de maio e 29 de junho.
Brazil Pharma
R$ 30,6 milhões - Foi o valor pago pela companhia por 40% do capital total da Beauty’in Comércio de Bebidas e Cosméticos. Segundo a Brazil Pharma, a sua controlada Farmais subscreveu e integralizou 6.668 ações ordinárias da Beauty’in, montante que pode ser acrescido de R$ 7 milhões, dependendo do desempenho da empresa adquirida.
Metisa
5,5% - É o percentual de ações preferenciais que a Metalúrgica Timboense, de Timbó, em Santa Catarina, vai recomprar para manutenção em tesouraria e posterior cancelamento, sem redução do capital social. O capital reservado para a compra é de R$ 250 mil.
Pelo mundo
Lucro do Goldman Sachs cai 23% no trimestre
O lucro líquido do banco americano Goldman Sachs caiu 23%, para US$ 2,11 bilhões, no primeiro trimestre deste ano. A responsabilidade, segundo comunicado aos investidores, foi da receita de negociação de bônus, moedas e commodities, que ficou abaixo da de seus concorrentes como JP Morgan e Citigroup. Na quarta-feira 18, as ações do Goldman Sachs caíram 0,37%.
Audi compra Ducati
A Audi, que pertence à Volkswagen, anunciou na quarta-feira 18 a compra da Ducati por US$ 1,13 bilhão. Analistas questionam o negócio e afirmam que a compra obedece à paixão do presidente do conselho da Volkswagen, Ferdinand Piech, pela companhia italiana de motos, e não a uma lógica de mercado. No dia da compra, as ações da Volkswagen caíram 0,43%, cotadas a € 118,95.
Heineken tem lucro de € 175 milhões
A cervejaria holandesa Heineken divulgou, na quarta-feira 18, que lucrou € 175 milhões no primeiro trimestre, acima dos € 151 milhões de 2011. O resultado inclui um ganho de € 20 milhões com a reavaliação da sua participação em uma cervejaria haitiana. A receita da Heineken, terceira maior cervejaria do mundo, subiu na Ásia, na África e na América Latina, o que compensa a fraca expansão em economias mais maduras. No dia do anúncio, as ações da Heineken subiram 4,89%.
Personagem
Pescando franqueados
A Companhia Hering realizou, nos últimos anos, complicada transição de uma empresa industrial para uma companhia de varejo, que segue as tendências da moda e explora marcas como Hering, Hering Kids, PUC e Dzarm. Agora, a empresa catarinense está apostando nas franquias como maneira de acelerar a expansão de sua rede. Frederico Oldani, diretor de RI da Hering, conversou com a DINHEIRO:
O faturamento da Hering cresceu mais de 30% em 2011. O que gerou esse resultado?
Esse aumento expressivo alcançado no ano passado, assim como nos anos anteriores, se deve ao crescimento de vendas das nossas quatro marcas, com destaque para a Hering. O alto potencial dessa marca será explorado a partir da expansão da rede Hering Store, tanto por meio da abertura de novas lojas quanto pelo crescimento da distribuição no varejo.
A empresa mudou o posicionamento da marca?
Sim. Nossa marca foi, durante muito tempo, associada a produtos básicos, como a camiseta. Apesar de nosso conceito sempre ter sido o de preço acessível, associado à qualidade, nos últimos anos introduzimos novidades, como coleções sazonais, e inovações para atrair o consumidor para dentro das lojas.
Há planos de lançar uma marca premium?
Não faz parte de nossos planos lançar novas marcas do zero. O que já aconteceu no passado foi uma nova marca surgir a partir de uma extensão da Hering, como foi o caso da Hering Kids, por exemplo. A companhia não se dedica a marcas premium, nossa preferência é por propostas de bom custo-benefício.
As ações receberam uma rara recomendação de venda, no início de abril. Os analistas têm razão em dizer que o mercado valoriza muito a Hering?
Nossa política é a de não comentar recomendações de mercado.
Qual a expectativa para este ano?
Não temos um guidance de crescimento para 2012, mas a expansão deve continuar sendo primordialmente por meio do modelo de franquias. Esse modelo permite controlar os aspectos mais importantes da loja e atingir maiores níveis de rentabilidade e de retorno sobre o capital investido. A expansão da área de vendas tem sido em torno de 30% ao ano.
Colaboraram: Fernanda Pressinott e Fernando Teixeira