A exploração de minas de diamante continuará sendo a jóia da coroa. Disso, ninguém duvida. Mas agora, o brilho mudou. Está mais intenso, glamouroso e cheio de charme. A mineradora sul-africana De Beers, gigante que domina 65% do mercado mundial de extração de diamante bruto, associou-se ao grupo de luxo Louis Vuitton Moët Hennessy (LVMH) para lapidar a sua imagem sob a forma de uma nova grife: a De Beers LV. A empresa que vendia apenas gemas brutas, passa também a transformá-las em jóias de classe dignas de concorrer com a renomada Tiffany. O local para o seu debut no mapa-múndi do luxo não poderia ser melhor. A primeira De Beers LV acaba de ser inaugurada na Old Bond Street, sofisticada rua de Londres. De lá, irá para a Quinta Avenida, em Nova York, e para a movimentada avenida Ginza, de Tóquio. Enquanto isso não acontece, a grife se encarregou de contratar uma garota-propaganda para desfilar com suas peças ao redor do mundo. Trata-se da bela Iman, modelo somali e mulher do roqueiro David Bowie, que em maio do ano passado desfilou com o esplendoroso colar de diamantes Millennium Star no Festival de Cannes.

Para desenhar as peças, a De Beers LV contratou Reema Pachachi, renomada designer inglesa de jóias. O motivo de sua escolha? Os próprios executivos da marca dizem que a designer foi chamada para dar um ar moderno às peças. Reema não desapontou. A coleção da marca abusa de linhas claras e, é lógico, sempre contando com muitos diamantes. Entre as jóias desenhadas estão um anel de platina cravejado com uma grande gema e brincos de platina em forma de flor adornados com os genuínos diamantes da De Beers. Para se ter uma idéia do valor dessas peças, um dos colares da nova coleção, que foi leiloado em prol de instituições de caridade, alcançou US$ 175 mil. Isso não significa que qualquer mortal não possa adquirir uma das criações da De Beers LV; o preço inicial das jóias será de US$ 700.

Nas prateleiras da loja de 2,3 mil m2 o que se vê são os mais variados tipos de jóias: de peças feitas em couro mescladas com pequenas pedras de diamante até um colar cujo pingente pode ficar no peito ou, se você preferir, deixá-lo nas costas ganhando um design inovador. Com a nova grife e suas criações, a De Beers quer mostrar que além de extrair pedras a mais de 100 metros de profundidade, sabe criar e transformar seus produtos em novos ícones do luxo.