A 5ª Avenida de Nova York é conhecida por suas grifes de luxo e pela movimentação frenética. Desde a semana passada, esse burburinho aumentou. No cruzamento com a rua 51, dezenas de pessoas aglomeram-se diante da vitrine da joalheria brasileira H.Stern. Elas páram para admirar um colar avaliado em US$ 10 milhões. O que o torna especial não é apenas o brilho de seus 93 diamantes. A peça em questão foi usada pela musa Angelina Jolie durante o Oscar 2004, em fevereiro passado. ?É impressionante o retorno que a marca tem ao emprestar uma jóia para as celebridades de Hollywood?, diz Andrea Hansen,
diretora da H.Stern nos EUA.

 

O colar que a diva usou na cerimônia do cinema virou notícia no mundo inteiro. Instalou a marca brasileira num patamar em que brilham nomes como Tiffany, Bulgari e Cartier. ?É uma maneira muito inteligente de aparecer?, diz Ivan Marques, diretor da agência de publicidade F/Nazca. ?Usaram o momento ideal, a atriz perfeita e o produto adequado para ela?. Para ter uma idéia do que isso significa basta ver uma pesquisa encomendada após o Oscar de 2001. Na ocasião, a joalheria emprestou um colar de diamantes com uma grande água-marinha para Catherine Zeta Jones. ?Se tivéssemos que pagar pela publicidade, gastaríamos US$ 10 milhões?, diz Andrea. Detalhe: o colar de US$ 160 mil foi apenas cedido temporariamente à mulher de Michael Douglas.

A iniciativa de ligar a imagem da marca às celebridades começou em 1997. Na época, os executivos da H.Stern perceberam que quando as revistas de moda mostravam uma peça da grife usada por uma atriz a procura aumentava. O início foi difícil. Era necessário conhecer os agentes das famosas e saber atender os pedidos com eficiência. Hoje, a grife tira de letra. Já usaram H.Stern artistas como Liv Tyler, Jennifer Lopez, Sharon Stone e Nicole Kidman. Um dos segredos para tê-las em seu elenco é criar as peças com antecedência. O colar usado por Angelina Jolie foi desenvolvido um ano antes da festa. Durante todo o evento, ela foi vigiada por um segurança que, logo depois, transportou a jóia (o colar, que fique claro) para um cofre em Los Angeles. Mesmo se tratando da Lara Croft, a invencível heroína representada por Angelina na telona, todo cuidado é pouco.