Esse mineiro simpático, de prosa fácil e sorriso aberto, era um dos 14 filhos do senhor Antônio e de dona Dolores. Começou a trabalhar como um modesto balconista e construiu um império na indústria têxtil. Em 2003, ajudou o ex-presidente Lula a conquistar a confiança do empresariado. Lutou por 14 anos contra o câncer. Virou símbolo de resistência, tendo se submetido a 17 cirurgias. O saudoso Alencar foi uma referência de homem público, empresário e cidadão. Sua empreitada nos deixa um exemplo de vida e de sabedoria.

 

 

1 – Cervejas

Vamos brindar?

 

Quietinho, quietinho, Adriano Schincariol, presidente do conselho da empresa que leva o seu nome, conversa, desde o início deste ano, com os ingleses da SABMiller, segunda maior cervejaria do mundo. Os britânicos querem comprar a brasileira. Já ofereceram o equivalente a US$ 2 bilhões pela Schincariol. A família, que não queria vender, balançou.

 

1.jpg

 


2 – Empresas

Favorito?

 

O nome de Fabio Barbosa ? atual membro do conselho do Banco Santander ? era o franco favorito do governo para assumir a presidência da companhia Vale do Rio Doce. Nada contra o indicado, o executivo Murilo Ferreira, que acabou ganhando o posto. É preciso destacar que Barbosa não trabalhou por sua indicação. E o governo preferiu não impor.

 

 

3 – Burger King

Pode ser uma Pepsi

 

Conforme antecipado por esta coluna, na edição 699, de 25 de fevereiro, a disputa entre a Coca-Cola e a PepsiCo pelo Burger King teve resposta. O ouro é da PepsiCo, que fornecerá seus produtos. Por enquanto, para as lojas da América Latina e Caribe. Com isso, a Coca-Cola perde o monopólio global da rede. E, pelo jeito, vem mais briga por aí.

 

8.jpg

 

 

4 – Marketing

Serviço VIP  

 

Para apimentar o show da banda U2, em São Paulo, o camarote The Red Pub TAM estará nas mãos de Massimo La Rocca, o melhor barman da Irlanda e um dos três do mundo, e de Rafael Pizanti, o top do Brasil. Os drinques, batizados com nomes das músicas One e Sunday Bloody Sunday, serão uma criativa atração paralela.

 

2.jpg

 

 

5 – Vendas 

Da provence

 

Em três anos, Anna Chaia, presidente da L’Occitane, quer triplicar os negócios no Brasil. Como? Crescendo de 70, para 100 lojas até o final de 2011. A marca francesa dobrará também a a quantia de pontos de vendas multicanal, expandindo a distribuição em farmácias e os investimentos no e-commerce.

 

4.jpg

 

 

6 – Vendas 2

Para o Brasil

 

Driblando a dependência de importações, a L´Occitane inaugura no mês que vem um novo Centro de Distribuição em Jundiaí, interior de São Paulo. A nova planta triplicará a capacidade da companhia em todo o País. 

 


7 – Hotelaria

Fasano na Bahia

 

A incorporadora JHSF obterá, em breve, a licença ambiental do novo e ecossustentável Hotel Fasano, na praia de Itapororoca, em Trancoso (BA).

 

 

8 – The book is…

Chat

 

Em menos de um ano, a Vivo atingiu a marca de 1,2 milhão de usuários do curso de inglês oferecido pelo seu serviço de telefonia celular. A tecnologia, desenvolvida pela israelense La Mark, oferece aulas de idiomas a R$ 2,99 por semana, via SMS, voz e chat. Roberto Lima, presidente da Vivo, foi a Tel Aviv para conhecer ?in loco? as razões deste estrondoso sucesso.

 

 

9 – Premiação

Crise superada

 

Alan Mulally, CEO da Ford, é reconhecido como personalidade do ano na terceira edição do prêmio Financial Times ArcelorMittal Boldness in Business. Seu mérito vem do plano de recuperação da Ford, que permitiu à montadora sair da crise financeira de 2008 com uma rentabilidade sustentável.

 

7.jpg

 

 

10 – Helicópteros

Voando alto

 

A AgustaWestland do Brasil dá suporte técnico a mais de 150 helicópteros vendidos pela matriz italiana aos brasileiros. A filial atende também toda a América Latina e faturou mais de R$ 22 milhões em 2010. Os italianos fazem mistério sobre o local em que a Agusta construirá um novo centro de manutenção, maior do que o existente em Alphaville (SP).

 

 

11 – Destino

The Nam Hai Resort, no Vietnã

 

De Saigon, maior metrópole do Vietnã, voa-se por duas horas até a cidade de Holan, local do Hotel Resort Nam Hai, da rede GHM, construído na belíssima praia de Hoi An Beach. À beira do mar da China, as vilas se apresentam em padrões diferentes e charmosos. O relaxamento é motivado em detalhes na decoração e arquitetura oriental. Nas suítes há sempre no iPod uma trilha musical zen. Os dois restaurantes do hotel servem a saborosa comida vietnamita. O bem-estar maior fica no spa do Nam Hai. O hotel integra o The Leading Hotels of The World. Diárias a partir de US$ 540. www.thenamhai.com

 

5.jpg

 

 

12 – Moda

Dobradinha

 

A Dudalina estreia, no dia 13 de abril, na capital paulistana, as duas primeiras lojas da marca voltadas para as mulheres. A primeira, situada no Morumbi Shopping, e a segunda, no saguão principal do Aeroporto de Congonhas. Juntas, elas têm a meta de vender mais de 40 mil camisas por ano. O faturamento global da grife chegará a R$ 250 milhões até o final de 2011. 

 

 

13 – Objeto de desejo 

Experiência de presente

 

Imagine ganhar uma viagem para pilotar um supersônico MIG em Moscou. Se preferir, pode escolher: na Itália, percorrer várias cidades dirigindo a Ferrari dos seus sonhos. Esse tipo de presente já é sucesso em diversos países da Europa e, agora, chega ao Brasil trazido pela Pandora. A compra inclui passagens aéreas, traslados, hospedagens, refeições e a proposta do presente. A aquisição é feita pelo site da empresa, que viabiliza a entrega em qualquer lugar do País. Uma sacada diferente. Preços de US$ 5 mil a US$ 30 mil.  www.pandoraexperiencias.com.br

 

6.jpg

 

 

14 – Entrevista

 

3.jpg

Jörg Henning Dornbusch, presidente da BMW do Brasil 

 

Jörg Henning lidera a BMW do Brasil. Na entrevista, confira os planos da companhia para 2011 e a relevância dos resultados no mercado brasileiro e na economia global.

 

Qual é a importância do mercado brasileiro para a BMW mundial?

O Brasil desempenha um papel importantíssimo, sendo um dos mercados que apresentão os maiores índices de crescimento. Em 2009, a filial cresceu 83% no País, mostrando a maior evolução no grupo. Em 2010, o aumento dos negócios com veículos BMW chegou a 53%, permanecendo entre os top five  da marca no mundo. 

 

Quanto a empresa faturou em 2010? 

O grupo bateu recorde de receita e ganhos em 2010, com crescimento de 19,3%. Subimos de e 50,681 bilhões em 2009 para e 60,477 bilhões em 2010. O Ebitda chegou a e 5,094 bilhões e o lucro líquido atingiu e 3,234 bilhões no ano. 

 

Pode citar as metas da companhia previstas para este ano? 

No mundo, atingiremos com a BMW o recorde de vendas em mais de 1,5 milhão de veículos. A mesma meta se dará com as outras marcas do grupo. No Brasil, manteremos a trajetória de crescimento na rede de concessionárias. Até o mês de maio, a linha produtiva de regime CKD de Manaus será expandida para outros modelos, como a F800R. 

 

Quem são os grandes concorrentes, atualmente, no Brasil?

As alemãs do segmento premium, como a Mercedes-Benz e a Audi, são as nossas maiores concorrentes no momento. 

 


Aprovado


Evolução – Estudos da Royal Society britânica apontam que São Paulo subiu do 38º para o 17º lugar na lista de cidades com mais publicações científicas. Entre 1999 e 2008, as pesquisas científicas globais passaram de 1,3% para 1,6%. 

 

Reprovado


Crime – A indústria brasileira do cobre perdeu R$ 130 mil com roubos de cabos nos dois primeiros meses de 2011. Uma média acima de R$ 2 mil por dia. Lamentável.

 

 

“Tente mover o mundo. O primeiro passo será mover a si mesmo” Platão

 

 

Com Cris Ferreira e Daniela Filomeno