13/01/2026 - 15:14
José Olympio Pereira, então CEO do Banco J. Safra, deixará o cargo de liderança do banco de atacado.
+Cada R$ 1 investido via Lei Rouanet gera retorno de R$ 7,59 para a economia, diz FGV
+Deputado Felix Mendonça é alvo de operação da PF
A decisão foi comunicada pela companhia nesta terça-feira, 13. Conforme nota, José Olympio deixou o cargo de CEO do Banco J. Safra ‘para se dedicar a projetos pessoais, contribuindo com organizações culturais e sociais e, profissionalmente, assumindo funções não executivas’.
Agora o Banco J. Safra terá uma liderança compartilhada por três executivos:
- Evandro Pereira, head de Investment Banking, com passagens pelo BTG Pactual e Brasil Plural
- Sergio Penchas, head de Wealth Management
- Rafael Garcia, head de DCM, que está há dois anos no banco e veio do Bradesco
Com a mudança, Evandro Pereira e Sergio Penchas passam a integrar o comitê executivo do Safra. O colegiado em questão é constituído pelo CEO do Safra, Alberto Monteiro, e os vice-presidentes do banco. Olympio integrava o comitê até então.
De saída, o executivo também deve se dedicar mais as artes. Olympio é um dos maiores colecionadores de arte contemporânea do Brasil e também é membro do conselho do Museu de Arte de São Paulo, o MASP.
Ele havia assumido a liderança do banco em meados de 2022, após permanecer 18 anos no Credit Suisse, dos quais os últimos 10 foram como CEO do banco suíço no Brasil. Antes do Credit, ele havia passado pelo Banco Garantia, instituição na qual começou sua carreira no mercado financeiro, em 1985.
No J. Safra, assumiu a função de relacionamento com clientes de maior porte, além das atividades de banco de investimentos e de gestão de recursos – durante sua trajetória, colocou a companhia no radar dos bancos de investimento.
