O JPMorgan deve pagar um multa de US$ 4 milhões por exclusão indevida de comunicações e documentos hospedados em meios eletrônicos, informou nesta quinta-feira, 22, a Securities and Exchange Commission (SEC, a CVM dos Estados Unidos).

A penalidade resulta de uma ação civil liderada pela SEC, após uma investigação concluir que cerca de 47 milhões de comunicações do período de 1º de janeiro e 23 de abril de 2018 entre empregados e clientes do banco foram excluídas, incluindo documentos envolvidos.

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O JP Morgan reportou o incidente para a SEC em janeiro de 2020, após notar o erro no final de 2019 e realizar investigações internas. Tanto o banco como o órgão regulador chegaram a conclusão que os arquivos deletados eram irrecuperáveis, o que levou o JPMorgan a infringir regras americanas que exigem proteção e manutenção de dados bancários sensíveis por 36 meses.

“Um membro do departamento de compliance do JPMorgan reconheceu em um e-mail interno após a descoberta do evento de exclusão que os documentos perdidos podem estar relacionados a possíveis investigações futuras, questões legais e consultas regulatórias”, relatou a SEC.