O Grupo Julius Baer Ltd,  líder suíço no setor de private banking, anunciou nesta terça-feira (03/05) a aquisição de 30% de participação na GPS Participações, empresa sediada em São Paulo, detentora das empresas GPS Global Portfolio Strategists e CFO Investimentos, por montante não revelado. A GPS é a maior empresa independente de wealth management do Brasil, com aproximadamente R$ 8,5 bilhões (US$ 5 bilhões) de ativos sob gestão e que tem crescido consistentemente desde sua fundação há mais de dez anos. Esta aquisição demonstra a clara estratégia do Julius Baer em aumentar seus negócios de gestão de fortunas num dos mais atraentes e promissores mercados domésticos de wealth management do mundo.

Assim como o Julius Baer, a GPS é especializada em gestão discricionária de portfólios e serviços de aconselhamento para indivíduos de alto poder aquisitivo, baseado num modelo de serviços com transparência total e imparcialidade, o que reforça a complementariedade desta associação. A GPS, que conta com mais de 80 colaboradores e que é regulada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), foi criada em 1999.

Ambas as empresas estão confiantes de que a futura cooperação mútua impulsionará ainda mais o crescimento da GPS, que já possui uma excelente reputação no mercado brasileiro. Boris F. J. Collardi, CEO do Julius Baer, comenta: ‘Estamos entusiasmados em iniciar esta sociedade com a empresa líder no mercado brasileiro de gestão de fortunas e, por meio deste investimento estratégico, acessar no longo prazo  um dos mercados mais atraentes e promissores de wealth management no mundo. Este movimento mostra nosso comprometimento em crescer e desenvolver ainda mais nossos negócios na América Latina’.

José Eduardo Martins, um dos sócios fundadores da GPS, afirma que ‘ter como acionista estratégico o grupo líder no mercado Suíço de Private Banking com seu ‘global research’ e conhecimento dos diversos mercados ao redor do mundo, irá definitivamente adicionar escala internacional às nossas alternativas de investimento’. E Marcos Belda, outro dos sócios fundadores da GPS, complementa: ‘isso nos dará a oportunidade de prover serviços de aconselhamento através  da combinação de conhecimentos e capacitações das duas empresas.’