Na manhã desta terça-feira (05), os canais do YouTube de Justin Bieber, Ariana Grande, Eminem e muitas outras celebridades foram hackeados por uma conta espanhola. Várias contas tiveram vídeos bizarros enviados como o intitulado “Justin bieber – Free Paco Sanz (com Will Smith, Chris Rock, Skinny flex & Los Pelaos)”.

As contas afetadas são: Justin Bieber, Ariana Grande, Harry Styles, Selena Gomes, Drake, J Balvin, Cardi B, Michael Jackson, Travis Scott, Kanye West, Lil Nas X, Chris Brown, Eminem, Drake, The Weeknd, Daddy Yankee, Juice Wrld, entre outras.

De acordo com o Daily Mail, Paco Sanz é um criminoso espanhol atualmente preso por fraudar milhares de pessoas fingindo ter uma doença terminal. O vídeo apresenta Sanz segurando uma guitarra ao contrário e cantando em espanhol. A referência a Will Smith e Chris Rock no título pode ser apenas uma forma de conseguir cliques, após a confusão do Oscar.

+ YouTube removerá vídeos que aleguem fraude nas eleições brasileiras de 2018

A conta do Twitter @lospelaosbro, que já foi desativado, reivindicou a autoria do ataque em uma enxurrada de tweets, nos quais ele pediu sugestões sobre quem hackear em seguida, junto com várias fotos do que parece ser Paco Sanz. A identidade de @lospelaosbro é desconhecida. A conta no Twitter foi iniciada neste mês, mas já conta com mais de 7.500 seguidores.

Segundo o Business Insider, o vídeo de Paco Sanz de @lospelaosbro ficou online por quase uma hora antes de ser retirado dos vários canais do YouTube. A conta foi classificada como “shitposting”, que publica conteúdo sem sentido, irrelevante ou deliberadamente provocativo nas mídias sociais para obter uma reação.

O Google já controlou os ataques e as contas invadidas já foram recuperadas. Um especialista em computadores e ouvido pelo Daily Mail afirmou que é possível que todos esses canais de alto perfil estejam usando o mesmo serviço de terceiros para gerenciar suas atividades de mídia social. Confira um trecho do vídeo: