30/11/2025 - 13:00
A plataforma de delivery que chega na cidade de São Paulo na segunda-feira, 1, tem um nome que já causa confusão entre os fregueses. O nome “Keeta” já gerou no Brasil pronuncias como “Quêta” e “Quéta”, porém a empresa esclarece que a leitura correta é “Quíta”, com as duas letras “E” com som de “I”.
+Nova etapa da guerra do delivery tem de capacete inteligente a processo no Cade
+China ordena remoção de aplicativos de namoro para pessoas LGBT+
A origem do nome está na palavra em inglês “cheeta”, que em português quer dizer guepardo, felino encontrado no continente africano e considerado o animal terrestre mais veloz do mundo.
“A ideia era encontrar um nome curto e memorável, que funcionasse bem em diferentes países e refletisse nossa ambição de oferecer uma experiência de delivery ágil, eficiente e inteligente, impulsionada por tecnologia”, explica o diretor de marketing da Keeta, Rodrigo Farah.
A Keeta é a marca internacional da empresa Meituan, nome em chinês formado pela junção de dois caracteres (美团). O primeiro, Mei, significa “bonito” ou “algo legal”, e Tuan quer dizer “comunidade” ou “juntos”. Assim, o nome original da empresa significa “construir algo bonito juntos”, segundo Farah.
O nome alternativo surgiu justamente pois os executivos acreditavam que Meituan seria de difícil assimilação fora da China.
Rodrigo Farah afirma que as pronuncias erradas dos brasileiros não são uma preocupação, e que não haverá uma campanha publicitária informativa, como a realizada pela Oxxo — a rede de conveniência investiu em publicidade para ensinar o país a falar “oquissô” ao invés de “ocho”.
“Não queremos impor uma pronúncia ‘correta’, e sim permitir que as pessoas se familiarizem com ela organicamente e se sintam próximas da Keeta”, diz o diretor de marketing.
Keeta tem guepardo como mascote
A empresa todavia conta com um ajudante para disseminar a pronuncia correta: o mascote Kiki, um guepardo animado e sorridente. “Um dos traços mais marcantes do KiKi é o sorriso grande e largo, que representa não só felicidade, mas também apetite”, diz Farah, que destaca também como o formato do sorriso lembra o próprio logo da Keeta.
A criação do mascote envolveu profissionais brasileiros, da China e do Oriente Médio, onde a empresa já oferece serviços de delivery. Um rugido personalizado também foi criado para o guepardo animado. “O KiKi tem até sua própria assinatura sonora e agora vai aparecer nos nossos conteúdos, ajudando a contar a história da marca de um jeito leve, divertido e muito envolvente”, conclui o diretor de marketing.

