23/03/2015 - 18:34
O secretário de Estado americano, John Kerry, elogiou o dia de conversas “produtivas” com os líderes afegãos, nesta segunda-feira, acrescentando que é uma prova dos laços profundos entre Washington e Cabul.
A reunião aconteceu com o presidente afegão, Ashraf Ghani, e com o chefe do Executivo, Abdullah Abdullah.
“Os produtivos encontros de hoje ressaltam a natureza duradoura dessa amizade”, disse Kerry à imprensa, após a reunião em Camp David, destacando que os dois países “cresceram mais próximos depois de 14 anos de sacrifício compartilhado”.
Já o secretário americano da Defesa, Ash Carter, que também esteve no encontro, ressaltou que os Estados Unidos têm um “inabalável” compromisso com garantir fortes laços com o Afeganistão.
Em entrevista coletiva com dirigentes afegãos, Carter afirmou que “os Estados Unidos mantêm um inabalável compromisso com uma parceria forte e estratégica com o Afeganistão”.
Segundo ele, o governo pretende solicitar recursos para 2017, de modo a garantir que o efetivo militar nesse país seja mantido em cerca de 352 mil homens.
O presidente afegão declarou que o número de tropas americanas no Afeganistão é uma decisão de Barack Obama.
“O tema da quantidade deve ser resolvido pelo presidente dos Estados Unidos, e essa decisão será tomada por Obama”, disse Ghani, em Washington, referindo-se à possibilidade de manter soldados dos EUA no território depois do final de 2016, data prevista para completar sua retirada.
Atualmente, pelo menos dez mil homens se encontram estacionados no Afeganistão.